Meios de transporte são os veículos utilizados para o transporte de mercadorias ou pessoas de um ponto a outro. Os meios de transporte podem ser divididos basicamente em quatro grupos.
Os meios de transporte são de extrema importância para movimentação das pessoas, mas também são utilizados para deslocar alimentos, animais, matérias-primas e muitas outras cargas. Possuem grande relevância para o desenvolvimento econômico das cidades e são classificados em: terrestre, aéreo e marítimo.
No Brasil, existem os ônibus municipais que tem um itinerário específico, circulando por determinados bairros e regiões de uma cidade. Os intermunicipais circulam levando os passageiros de um município para outro. E os Interestaduais que levam os passageiros de um estado para outro.
Investimento no transporte coletivo O BRT é um exemplo de como reduzir congestionamentos: em seu modelo padrão ouro, como adotado em Curitiba, Uberlândia e Goiânia, é composto por veículos maiores que os ônibus habituais, com faixas dedicadas especialmente a eles e cobrança organizada fora do veículo.
A vantagem é que os trilhos dos bondes evitavam o balanço, como o das charretes, e também o encalhamento em ruas de terra. Em 1898 chegaram os bondes elétricos. E por muito tempo o sistema foi essencial nas grandes cidades brasileiras.
Em alguns casos, só o avião salva – e ele não é lá muito amigo do meio ambiente. Em compensação, na maioria das vezes, é possível optar por transportes menos poluentes....Transporte sustentável: como escolher?
Para o dia a dia nas grandes cidades, os trens e metrô são alternativas altamente eficientes, tanto por sua rapidez, como pela baixa emissão de poluentes. Bicicleta: Em termos de ecologia é o melhor meio de transporte, pois não emite nenhum tipo de poluente, isso sem contar que é saudável.
Ciclovias - Bicicleta é meio de transporte não-poluente.
Automóveis, ônibus, caminhões e outros veículos motorizados são hoje a principal causa de poluição do ar na maioria das cidades do mundo.
Um ônibus carrega muito mais gente que um carro, certo? Então todas aquelas pessoas nos ônibus ajudam a ter menos carros nas ruas. A mesma coisa acontece com o metrô, com a vantagem de que o metrô é um meio de transporte limpo, pois utiliza energia elétrica. Os trens do metrô não emitem gases poluentes.
vantagens do transporte coletivo : Pode ser uma alternativa para desafogar o trânsito das grandes cidades; Constitui uma forma sustentável de substituir o automóvel; ... Seu uso disseminado pode contribuir para a conservação das cidades.
Para o gerente de planejamento e transportes da EPTC Flávio Tumelero, essa migração se dá por causa de vários fatores, entre eles o aumento na velocidade operacional (tempo de viagem), a crise financeira, o desemprego, a falta de segurança pública e, por último, o surgimento dos aplicativos como Uber, Cabify e 99.