Acrofonia (em grego: acro – princípio, cabeça + phonos - som) consiste em dar às letras de um sistema de escrita (alfabeto) uma denominação de modo que o nome de cada letra começa com essa mesma letra. ... Por exemplo, A, "alpha", "amarelo" e "amor" são nomes acrofônicas da letra A.
Quando o aluno começa a se apropriar da escrita, ele passa a fazer parte de diferentes sistemas. Sobre esses sistemas, assinale a alternativa CORRETA: A)Culturais, históricos e sociais.
A escola de educação infantil deve constituir-se como espaço privilegiado para a apropriação das formas elaboradas de escrita construídas historicamente pelos homens, não reduzindo a escrita à função designativa, como observamos nas paredes da escola, fixando fichas com a palavra parede na parede, porta na porta, mas ...
Resposta: Na linguagem não verbal, é possível sua compreensão, mesmo sem apropriar-se da escrita e da leitura. A ausência da linguagem escrita não impede a compreensão da mensagem. A linguagem tem, pois, independente da forma que acolhemos, uma função comunicativa.
A tecnologia e a informática têm participação fundamental no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O uso das novas tecnologias traz a possibilidade de uma interação mais efetiva entre os homens e da possibilidade da apropriação e produção do conhecimento pelo aluno, enquanto sujeito social.
Os estudantes mudaram! A tecnologia é capaz de ampliar as possibilidades pedagógicas do professor, tornando as aulas mais atrativas com ferramentas que garantam dinamismo, acessibilidade, e respeito aos diferentes ritmos e estilos de aprendizagem das pessoas. ...
Utilizar a tecnologia na sala de aula e no processo de alfabetização é algo que precisa ter um bom planejamento pedagógico para que não seja apenas uma distração para as crianças. O corpo docente da escola deve elaborar um plano de aulas e atividades que apresente as ferramentas educativas da era digital.
A tecnologia tem papel importante durante o processo de alfabetização. “Enquanto estão mexendo em um computador ou tablet, as crianças desenvolvem a concentração e o raciocínio lógico. Isso contribui com a aprendizagem da leitura e da escrita”, detalhou.
No dia internacional da alfabetização, Porvir reúne 8 dicas de recursos digitais que podem ser bons aliados durante esse período
A internet apresenta muitos benefícios para a educação, tanto para os professores como para os alunos. Com a internet é admissível promover pesquisas, sejam em grupos ou individuais, e o intercambio entre os professores e alunos, admitindo a troca de experiências entre eles.
Listamos, abaixo, alguns exemplos de novas práticas que os educadores já estão trabalhando em sala de aula com os alunos.
Através da alfabetização digital a criança ou o adulto toma conhecimento das possibilidades fornecidas pelo mundo cibernético. A alfabetização visa capacitar o indivíduo ao uso de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na Internet, aprender a encontrar e aplicar o que deseja ou precisa.
O termo alfabetização digital tem sido usado para designar um tipo de aprendizado da escrita que envolve signos, gestos e comportamentos necessários para ler e escrever no computador e em outros dispositivos digitais.
Inclusão digital significa democratizar o acesso às tecnologias da informação, permitindo a inserção de todos na sociedade do conhecimento.
A alfabetização é definida como o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever de maneira adequada e a utilizar esta habilidade como um código de comunicação com o seu meio.
Como mencionado, o letramento digital ajuda na adaptação das pessoas, principalmente as crianças, para a modernidade. Com o desenvolvimento de habilidades importantes e a capacidade de leitura do mundo contemporâneo, é possível estimular a adaptação à sociedade atual e à futura.
Letramento digital diz respeito às práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais, isto é, ao uso de textos em ambientes propiciados pelo computador ou por dispositivos móveis, tais como celulares e tablets, em plataformas como e-mails, redes sociais na web, entre outras.