O mais comum é que seja solicitado a tomografia para avaliação de casos mais simples. Já a ressonância é importante para diagnósticos mais complexos, uma vez que ela faz uma investigação mais detalhada.
Não utiliza radiação, não há efeitos colaterais ou danos à saúde pela exposição ao campo magnético e ondas de rádio e menor chance de reação alérgica. Há maior diferenciação na imagem de tecidos moles e mais técnicas que permitem estudo de doenças e tumores.
CONTRA-INDICAÇÕES ABSOLUTAS PARA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ou seja, NÃO PODERÃO realizar o exame de forma alguma:
"Se o material tiver alguma relação eletromagnética e o paciente sentir esquentar ou vibrar a área, a ressonância deve ser interrompida", diz Luís César Paiva, radiologista da Clínica César & Kan. O mesmo ocorre com pessoas que investem em piercings e alargadores metálicos.
Há algumas situações especiais, porém, que podem impedir a realização do exame. A situação mais comum é quando o paciente é portador de algum dispositivo metálico que possa sofrer influência do poderoso campo magnético gerado pelo aparelho de ressonância magnética.
Se a radiografia solicitada for uma panorâmica ou uma telerradiografia, o paciente deve retirar óculos, adornos, correntes, piercings, brincos e prendedores de cabelo que tenham metal. ... Na hora de fazer um raio-x odontológico, a pessoa deve ser orientada para não ir com alguns tipos de objetos ou retirá-los na hora.