O abuso ou a abstinência de substâncias estão entre as principais causas do surto psicótico, pois todas as drogas, principalmente as ilícitas, têm potencial de alterar o funcionamento do sistema nervoso central, seja de forma temporária, seja prolongada.
Uma pessoa que tem esquizofrenia pode estar bem ou não. Quando está bem, está com poucos sintomas, relativamente normal. Quando ela não está bem, (tendo alucinações, delírios, ou apresentando-se descontrolada) está em um surto psicótico.
Entenda o que é o surto psicótico
Alterações repentinas de comportamento, alucinações, delírios e reações desproporcionais à realidade são os principais sintomas de um surto psicótico — um episódio de dissociação psíquica no qual a pessoa perde a noção da realidade e se torna incapaz de pensar racionalmente.
A depressão pode ser dividida em alguns subtipos:
Depressão atípica é um subtipo de depressão maior ou transtorno distímico que envolve vários sintomas específicos, incluindo aumento do apetite ou ganho de peso, sonolência ou sono excessivo, fadiga marcada ou fraqueza, humores que são fortemente reativos às circunstâncias ambientais, e sentindo-se extremamente ...
A depressão agitada é uma característica clínica comum nos transtornos do humor. Kraepelin e colaboradores descreveram a depressão agitada como um estado misto, resultado da combinação de sintomas em polos opostos: humor e pensamento no polo depressivo e motricidade no polo maníaco.
A psicoterapia tem se mostrado eficaz no tratamento da depressão, sendo necessário algumas vezes a conjugação com o uso de drogas antidepressivas. Os psiquiatras frequentemente indicam esse procedimento, mas, muitas vezes, o paciente apresenta fortes resistências ao trabalho psicoterápico.
"É uma depressão cujos sintomas vegetativos, como apetite e sono, estão invertidos em relação à depressão melancólica", diz Fernandes. Nesta última, por exemplo, insônia e falta de apetite podem aparecer.
Assim, surgiu a “depressão sorridente” ou a depressão atípica, que é quando nos acostumamos a pensar que um sorriso é indicativo de felicidade. Por isso, que há pessoas que são capazes de sorrir e viver momentos radiantes, mas nutrem sentimentos intensamente depressivos ou suicidas.
Sim, pessoas com depressão conseguem rir, o que não quer dizer que estejam felizes. Muitas vezes reagimos às situações como é esperado pela sociedade. Como o colega acima mencionou, o riso pode representar prazer, alegria, mas pode também, mascarar a tristeza, o desespero.
adjetivo masculino e feminino Que sorri com facilidade; risonho. Que manifesta ou expressa alegria; alegre ou contente. Que se apresenta de maneira acolhedora; afável.
O sorriso que ofereceres, a ti voltará outra vez. Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios. O sol é para as flores o que os sorrisos são para a humanidade. O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores.
1 alegre. 2 contente, feliz. 3 promissor. 4 alegre, esperançoso, favorável, prometedor, propício, risonho.