A Função Poética caracteriza-se pela preocupação com a forma dodiscurso, ou seja, o modo utilizado para transmitir uma mensagem. Essa função da linguagem é encontrada nas obras literárias, mas não só, e muitas vezes é confundida com a função emotiva. ... Na função poética, o mais importante é a mensagem em si.
Resposta: As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.
A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.
Resposta. Resposta: Função Conativa ou Apelativa.
Resposta. É uma função Conativa, que tem o intuito de convencer o receptor da mensagem, que é o foco da sua comunicação.
As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.
Quando o objetivo da mensagem é a transmissão de informação sobre a realidade ou sobre um elemento a ser designado, diz-se que a função predominante no texto é a referencial ou denotativa. Os textos com predomínio da função literária da linguagem têm uma intencionalidade estética.
6) Função metalinguística É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem. Exemplo: Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.
A Função Referencial, também conhecida como Denotativa ou Informativa, tem o objetivo de informar, notificar, referenciar, anunciar, indicar. Essa função é utilizada cotidianamente, o que faz dela a função mais comum entre as seis funções da linguagem.
A função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.
Tal uso da linguagem caracteriza a chamada função referencial, cujo objetivo é informar o interlocutor. São características da função referencial: ... Presença de uma linguagem direta e denotativa, com frases estruturadas na ordem direta e discurso escrito em terceira pessoa.
A função referencial está presente na maioria dos textos acessados em nosso dia a dia. ... Ela também é conhecida como função informativa, não por acaso, já que a intenção do emissor desse tipo de mensagem é transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma forma objetiva e direta.
Os textos com função referencial possuem linguagem objetiva, sem a presença de aspectos subjetivos ou discurso literário. A função referencial usa a linguagem no sentido literal, com discurso, geralmente, na terceira pessoa do singular ou do plural, evitando assim que o entendimento da mensagem seja prejudicado.
Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação. ... É muito importante que esse código seja entendido por todos os intervenientes no processo comunicativo, podendo ser composto por palavras, gestos, sons, imagens, sinais,…
Linguagem figurada é aquela em que uma palavra ou frase expressa uma ideia através de uma outra palavra ou frase, se utilizando de uma certa semelhança que pode ser real ou imaginária. ... Já na literatura, contudo, é mais comum a linguagem figurada, especialmente na poesia.