O "controller jurídico" é um profissional que irá atuar em multitarefas, pois exercerá diversas atividades de gestão, interagindo com as equipes dos departamentos jurídicos, TI e financeiro. Atuará como o guardião do sistema de gestão (software).
O papel da controladoria jurídica é exatamente isso, organizar rotinas e informações que possibilitem ao corpo técnico jurídico do escritório se concentrar em sua tarefa precípua que é se dedicar ao estudo dos casos, elaboração de petições, realização de audiências, contato com os clientes.
A Controladoria Contábil tem, assim como a administrativa, um papel na tomada de decisão, pois dedica-se ao controle financeiro da empresa e de suas áreas. ... É sua função preservar o bom funcionamento do negócio e administrar a relação das áreas entre si, considerando o orçamento empresarial e o objetivo da empresa.
Primeiramente é necessário ter um departamento responsável por esta atividade ou mesmo contratar uma empresa de contabilidade capacitada a oferecer este trabalho. Será realizada uma análise de toda organização e dos sistemas de controle já existentes, ou não.
Qual a diferença entre auditoria e controladoria? ... Enquanto a auditoria verifica a integridade das empresas e sua conformidade com a legislação, com a atividade de detectar pontos fracos e fortes, a controladoria ajuda a evitar que ocorram desvios e a aumentar a transparência nos negócios.
A controladoria usará principalmente os dados da contabilidade para transforma-los em informações, informações estas que auxiliam o processo de tomada de decisão, e da mesma forma que podem apontar possíveis desperdícios onde os custos e despesas se encontrem de forma muito elevada.