O controle de percolação é feito por um "cut-off“, escavado a partir do eixo para montante e preenchido com material da mesma natureza do corpo da barragem.
Percolação é o termo técnico utilizado para definir a passagem de água de uma lado para outro da barragem por meio de uma fissura.
Como construir uma pequena barragem de terra
Uma represa é um grande lago artificial que se forma a partir de uma barragem, ou barreira, que bloqueia ou desvia um curso de água. Pessoas e animais represam água para controlar rios e criar reservatórios, lagos e lagoas.
As barragens são feitas de forma a acumularem o máximo de água possível, tanto através da chuva como também pela captação da água caudal do rio existente. Faz-se a barragem unindo as duas margens aprisionando a água na albufeira (represa artificial das águas correntes ou pluviais, para irrigação).
Essas construções são estruturas físicas que conseguem represar determinado curso d'água. Podem ser utilizadas para o acúmulo hídrico, para a geração de energia (hidrelétrica) e para depositar rejeitos e resíduos. Para cada utilização, há fiscalização específica.
Um estudo técnico contratado por um escritório de advocacia que atende a Vale confirmou que a causa do rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho foi “liquefação”, que é quando um material sólido passa a comportar como fluido. O laudo foi divulgado nesta quinta-feira (12).
O rompimento da barragem da Vale (mineradora multinacional brasileira) em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, no início da tarde do dia 25 de janeiro de 2019, causou uma grande avalanche de rejeitos de minério de ferro.
As barragens foram construídas para acomodar os rejeitos provenientes da extração do minério de ferro retirado de extensas minas na região. ...
25 de janeiro – No início da tarde, a barragem de rejeitos de Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), pertencente à mineradora Vale, se rompeu e uma das áreas afetadas foi o Centro Administrativo da Vale. Na hora do rompimento, havia no centro cerca de 300 funcionários da mineradora.
12h28
Água: A lama liberada pelo rompimento da barragem afetou o rio Paraopeba, um dos afluentes do rio São Francisco. Como consequência, animais e plantas aquáticas morreram em decorrência da redução da quantidade de oxigênio na água. Além de causar a morte do rio, a lama torna a água imprópria para consumo humano.
No dia 5 de novembro de 2015 acontecia o maior desastre ambiental do Brasil: o rompimento da barragem de rejeitos Fundão, localizada na cidade de Mariana, Minas Gerais.
Cerca de 2 mil pessoas precisaram sair de casa na noite de ontem após o rompimento de um dos condutos da barragem de Jati, no município homônimo, no Ceará. À emissora CNN, uma moradora narrou o episódio e disse ter passado momentos de desespero.
Prestes a completar um ano, ainda não foram encontradas ou identificadas 11 pessoas que foram atingidas pelos rejeitos da barragem da Vale no dia 25 de janeiro do ano passado. Ao todo, 270 morreram na tragédia.
19 pessoas
270 pessoas
259 corpos ou fragmentos de pessoas foram encontrados e identificados, o que corresponde a 96% das vítimas. Desde o início do ano, o cenário de devastação e lama se transformou, assim como as estratégias utilizadas pelos bombeiros.
Como em todo dia 25, a cidade se mobilizou para homenagear as 11 'joias' que permanecem desaparecidas. Angelita, Cristiane, Juliana, Lecilda, Luís Felipe, Maria de Lurdes, Nathália, Olímpio, Renato, Tiago e Uberlândio.
Veja as pessoas denunciadas pela tragédia em Brumadinho
barragem Guilherme Pontes
25 de janeiro de 2019
Em 5 de novembro de 2015, o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, matou 19 pessoas e devastou o rio Doce.
Rompeu-se uma barragem de rejeitos de mineração denominada "Fundão", controlada pela Samarco Mineração S.A., um empreendimento conjunto das maiores empresas de mineração do mundo, a brasileira Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton.
até o nível de água que existe; • O Rip rap de solo-cimento ensacado deve ser executado num traço de 1: 12, na parte externa do muro até a altura do nível d'água, observando o curso na parte interna, pode ser utilizado um traço de 1:15.
As barragens são feitas de forma a acumularem o máximo de água possível, tanto através da chuva como também pela captação da água caudal do rio existente. Faz-se a barragem unindo as duas margens aprisionando a água na albufeira (represa artificial das águas correntes ou pluviais, para irrigação).
Crista: Parte superior horizontal da barragem. Talude de montante: Superfície inclinada do maciço em contato com a água do reservatório produzido pelo barramento. Talude de Jusante: Superfície inclinada do maciço que não está em contato com a água do reservatório.