O romantismo na arte surgiu no início do século XIX, uma época caracterizada por transformações sociopolíticas e culturais. ... Assim, muitos artistas elegeram a liberdade de expressão e de criação como palavras de ordem, mostrando profundo desinteresse pelo rigor e academicismo de correntes anteriores, como a Neoclássica.
Lembre-se que o Romantismo foi um movimento artístico literário que surge no século XIX no Brasil e no Mundo....As principais figuras de linguagem utilizada pelos escritores românticos são:
Buscava atingir a personalidade sensível e emocional dos indivíduos e tentava criar um sentido nacionalista que permitiu a formação dos Estados Nacionais. Os principais temas do Romantismo giravam em torno da fantasia, paixão e imaginação.
De maneira geral, juntando todas as fases do período, os temas abordados pelos artistas da arte romântica no Brasil, foram:
Destaca-se a valorização dos sentidos e das emoções, criação de um herói nacional, exaltação da natureza, idealismo e rebeldia, utilização de versos livres e brancos, individualismo, dentre outros. Como exaltação da natureza temos o exemplo da Canção do Exílio de Gonçalves Dias.
O mecenato é originariamente uma prática de estímulo à produção cultural e artística, que consiste no financiamento de artistas e de suas obras. Além disso, os artistas passavam a viver exclusivamente desse incentivo, ganhando ainda proteção política e prestígio social.
Quanto às características do Romantismo, analise os itens abaixo e escolha o incorreto. ... A valorização dos sentimentos e da imaginação foi um dos princípios da criação romântica. A estética romântica se opôs radicalmente à moderação neoclássica. Ao negar o Neoclassicismo, o Romantismo se aproximou do Renascimento.
Teve como base os ideais do iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade Clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco.
Neoclassicismo
O movimento, que permaneceu até meados do século XX, teve forte influência do Iluminismo, pois em suas pinturas, principalmente, buscava-se ressaltar as formas e belezas estética das Artes Clássicas, desprezando um pouco o estilo detalhista encontrado nas artes do Barroco e Rococó.
O maior expoente deste estilo era o pintor inglês John Flaxman, cujas gravura simples para as edições da Ilíada de Homero e da Odisséia (1793) substituíram completamente a perspectiva tradicional, iluminando-a através da modelos muito mais leves. O estilo teve um êxito imenso e foi amplamente imitado.