O período homérico refere-se ao período da história da Grécia antiga que começa com a invasão dórica e o final da civilização Micênica, por volta de 1150 a.C.; e que termina com a ascensão das cidades-estados gregas, cerca de 800 a.C..
Resposta. Ilíada e Odisséia. Ilíada se tratava dos episódios verídicos e imaginários da Guerra de Tróia e Odisséia conta as historias de Ulisses em sua viagem de volta pra casa, depois de enfrentar deuses e gigantes.
Hesíodo (em grego: Ἡσίοδος, transl. Hēsíodos) foi um poeta oral grego da Antiguidade, geralmente tido como tendo estado em atividade entre 750 e 650 a.C..
A Ilíada e a Odisseia foram fundamentais para que se construísse e se solidificasse uma identidade cultural comum aos diferentes povos gregos, pois estas obras eram recitadas nas diferentes Cidades-Estado e eram, salvo pequenas variações, sempre as mesmas.
Um aedo era uma espécie de artista musical que cantava epopeias enquanto tocava seu formix. Os aedos compunham suas próprias epopeias e dentre os mais famosos da história podemos citar o grego Homero, com sua Odisseia. Entende-se que os aedos são os ancestrais dos poetas.
Epopeia, ou poema épico, é um texto narrativo escrito em versos. Teve sua origem na Antiguidade e entrou em decadência no século XVIII, quando o romance, que é uma narrativa em prosa, tomou o seu lugar. ... São exemplos de epopeias: Ilíada e Odisseia, de Homero; Eneida, de Virgílio (70 a.
Estrutura da epopeia
A epopeia em Língua Portuguesa mais conhecida foi escrita no século XVI por Luís. Vaz de Camões e recebeu o nome de Os. Lusíadas. Esse poema épico é o (a): * T.
A epopeia, também chamada de poesia épica ou heroica, é um gênero literário cuja composição consiste de um poema longo, narrativo, geralmente versando sobre os feitos de um herói, sobre acontecimentos históricos ou míticos, sobre elementos considerados como fundamentais a dada cultura.
A função da epopeia é eternizar lendas e tradições ancestrais, preservadas ao longo do tempo pela tradição oral ou escrita. Exemplos de epopeia são: A Ilíada e A Odisseia, ambas escritas por Homero. Ao lê-las, percebe-se que elas conservam costumes e lendas da Grécia Antiga.
O épico dá forma a uma totalidade de vida que é complexa a partir de dentro; o romance procura, dando forma, para descobrir e construir a totalidade oculta da vida.
Além de narrar o caminho para a descoberta das índias, a epopeia fala sobre as grandes navegações, o império português no Oriente, os reis e heróis de Portugal, dentre outros fatos que o tornam um poema histórico, enciclopédico.
Conjunto dos descendentes de Luso ou dos lusos. ... Conjuntos dos feitos heróicos dos lusos, em especial à maneira do poema épico de Luís de Camões.
Épico é uma palavra que classifica uma ação heroica, que pode ser baseada em fatos apurados ou inventados - do latim "epicus". Épico é usado também para adjetivar um feito memorável, extraordinário, uma proeza, algo muito forte e intenso.