Estafeta ou revezamento designa, em atletismo, o percurso feito por vários elementos de uma equipe. ... As estafetas que integram os Jogos Olímpicos são as de 4x100 m e as de 4x400 m, tanto para homens como para mulheres.
São atividades que desenvolvem na criança a percepção de organização (cada um na sua vês), de seqüência, de concentração, enfim inúmeros objetivos podem ser o objetivo da prática dos jogos de estafeta.
Exemplo: pegador. 2) JOGOS SENSORIAIS: São jogos que ajudam a desenvolver os órgãos do sentido que são: audição, visão, paladar, tato, olfato. Exemplo: cobra-cega. 3) JOGOS CRIATIVOS: Visam o desenvolvimento da criatividade e espontaneidade da criança através dos jogos, usando movimentos imitativos e gestuais.
A finalidade dos jogos sensoriais visuais é desenvolver o sentido da vista e melhorar a capacidade de observação. Servem para reconhecer os diferentes tipos de cores, classificar diferentes objetos segundo suas características.
JOGOS SENSORIAIS SÃO OS JOGOS QUE ENVOLVEM TODOS OS SENTIDOS HUMANOS PARA A SUA REALIZAÇÃO SENDO ELES: VISÃO, TATO, OLFATO, PALADAR E AUDIÇÃO. DENTRE EXEMPLOS DE JOGOS SENSORIAIS, PODE-SE CITAR: ... (B) JOGO, TATO, OLFATO, PALADAR E AUDIÇÃO. (C) OLFATO, PALADAR, AUDIÇÃO, VISÃO E LÚDICA.
Jogos educativos estimulam e favorecem o aprendizado dos discentes e o processo de socialização, além de contribuir para a formação de sua personalidade. Para isso, os jogos educativos mobilizam esquemas mentais, estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço.
Jogos e brincadeiras são perfeitos para isso. Além de serem muito divertidos, estes jogos auxiliam no aprendizado, fornecendo diretrizes sobre o respeito às regras, estratégia e controle o tempo, proporcionando à criança o desafio de superar a si mesma e de trabalhar em equipe.
Os jogos podem ser na forma de atividade física (veja a categoria desportos/esportes), mental, ou uma mistura dos dois. Também, jogos (incluindo os esportes) podem ser classificados como coletivos, individuais, ou competitivos.