Doze dias de festa na manifestação popular mais importante da cidade. A festa do Divino Espírito Santo, comemorada em Pirenópolis desde 1819, reúne desfiles das bandas de música, queima de fogos, congadas, bailes, entre outros eventos. O Imperador é o principal responsável pela preparação e realização dos festejos.
É uma bandeira religiosa onde está estampada a imagem da pomba simbolizando o Divino Espírito Santo. Circula nas casas na festa do Divino. ... É considerado uma honra ser escolhido para levar a bandeira nos cortejos.
"A festa já está enraizada no cotidiano dos moradores de Pirenópolis, determinando os padrões de sociabilidade local e consolidando-se como elemento fundamental da identidade cultural da cidade", diz o Iphan. Em suas pesquisas, o Iphan concluiu que a festa pode ser considerada um "fato social total".
É uma grande festa religiosa que cultua o Divino Espírito Santo. Chegou ao Brasil sob influência dos jesuítas e se espalhou por diversas regiões. Foi trazida a Pirenópolis na metade do século XVIII, havendo registros a partir de 1819. ... Sendo assim, é uma das festas populares mais tradicionais do Estado de Goiás.
Instituídas pela rainha Isabel, de Portugal, motivada por novos conflitos religiosos, as cavalhadas representam a luta entre os cavaleiros vestidos de azul (cristãos) ou vermelho (mouros), armados de lanças e espadas. ... No final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.
Introduzida no Brasil pelos padres jesuítas com a função de catequizar índios e escravos, a festa das Cavalhadas é uma tradição que, desde 1820, mobiliza e emociona a população de Pirenópolis. ...
Ela é realizada nos meses de maio e junho, durante três dias, na Festa do Divino. - Outra cavalhada muito famosa ocorre no mês de junho na cidade de Poconé (Mato Grosso). - O primeiro registro conhecido ou estimado da palavra cavalhada é o ano de 1543. Cavalhada: uma reprodução das batalhas medievais portuguesas.
A data é móvel e acontece no dia de Pentecostes, ou seja, 50 dias após o domingo de Páscoa. A celebração do Divino Espírito Santo remonta à Antiguidade, quando os israelitas já cultuavam a divindade durante a Pentecostes.
Sobre os 200 anos de tradição do evento, o político afirmou que as Cavalhadas busca valorizar a tradição, além de preservar e incentivar a manifestação da história, folclore e religiosidade do povo goiano. “O estado de Goiás conseguiu ser referência nacional na divulgação de eventos culturais e religiosos.
As Cavalhadas de Pirenópolis do município de Pirenópolis, em Goiás, onde a festa inclui também personagens Mascarados (folclore) que representam o povo. Vestindo roupas coloridas e montando cavalos enfeitados, eles saem pelas ruas a galope, fazendo algazarra. A encenação dura três dias, cada um deles com uma batalha.
substantivo masculino Assunto, matéria: dissertou sobre um tema difícil. Proposição que deve ser desenvolvida por um aluno: sorteou-se o tema da composição.
O tema é o constituinte da palavra que inclui uma raiz ou um radical e um índice temático ou uma vogal temática. Os temas, tal como os radicais, podem ser adjectivais, adverbiais, nominais ou verbais.
substantivo masculino Nome dado a um livro, capítulo, texto, documento etc.; nome, designação, qualificação. Inscrição posta no começo de um livro, de um capítulo.
Temos vem do verbo ter. O mesmo que: experienciamos, efetuamos, definimos, trazemos, ocupamos, apresentamos, havemos, julgamos, conservamos.
Sinônimos Perfeitos: são as palavras que compartilham significados idênticos, por exemplo: léxico e vocabulário; morrer e falecer; após e depois. Sinônimos Imperfeitos: são as palavras que compartilham significados semelhantes e não idênticos, por exemplo: feliz e alegre; cidade e município; córrego e riacho.