Para se nomear os fenóis, segundo a IUPAC, coloca-se a palavra hidroxi mais o nome benzeno. Se existirem mais de uma hidroxila no anel colocam-se os prefixos: di, tri. Há também a nomenclatura usual que é muito utilizada para esse composto, a qual será colocada entre parênteses sob o nome oficial.
Os fenóis são compostos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um anel benzênico. ... Por exemplo, muitos derivados do fenol, tais como os mostrados abaixo, são usados na composição de desinfetantes, como a creolina, que é mais usada em indústrias e recintos fechados onde se criam animais para o abate.
c) 3,5-dimetil-1-hidroxi-naftaleno Segue-se no sentido do carbono quatro do mesmo anel. Depois, reinicia-se no carbono da vertical do outro anel. Assim, há dois radicais metil (CH3) nas posições 3 e 5, e o grupo OH encontra-se no carbono 1 da cadeia. Logo, o nome do composto é 3,5-dimetil-1-hidroxi-naftaleno.
A nomenclatura IUPAC permite também que se dê aos fenóis a terminação “ol” no lugar do termo “hidróxi”.
O Fenol é uma função orgânica, ou seja, está constituída de compostos orgânicos (presença de átomos de carbono), caracterizada pela presença do grupo funcional hidroxila (-OH) juntos aos anéis benzênicos (carbono de núcleo benzênico) ou aromáticos (C6H6).
A CREOLINA® possui em sua fórmula uma mistura de Cresóis e Fenóis associados a hidrocarbonetos aromáticos na forma miscível, produzindo um tipo de emulsão essencialmente fina em diluição na água.
Fenol é uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. Apesar de possuir um grupo -OH característico de um álcool, o fenol é mais ácido que este, pois possui uma estrutura de ressonância que estabiliza a base conjugada.
Algumas propriedades dos fenóis são que, em sua maioria, eles são sólidos, incolores, mais ácidos que os álcoois, polares, tóxicos e atuam como fungicidas e bactericidas. Os fenóis são compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado diretamente a um carbono do anel aromático.
Nessa estrutura, C é carbono, H é hidrogênio, O é oxigênio e os hífens são as ligações químicas entre os átomos. Para esclarecimentos, as ligações entre os três átomos de hidrogênio e o átomo restante de carbono não são mostradas.
Os álcoois (função álcool) são compostos que apresentam como grupo funcional a hidroxila (‒OH), ligados a carbonos saturados, em sua estrutura. ... Os álcoois podem ser considerados ácidos fracos pois, como o oxigênio é muito eletronegativo, atrai os elétrons da ligação para si e deixa o hidrogênio com caráter ácido.
Os álcoois são compostos orgânicos que contêm uma ou mais hidroxilas ligadas diretamente a átomos de carbono saturados. Os álcoois são compostos orgânicos caracterizados pelo grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado (que realiza somente ligações simples) de uma cadeia carbônica.