Pode usar carregador com cabo USB, desde que a fonte seja 5V. Como já disseram, será obrigatório a fonte ter 5V para ligar no conector USB, agora pode usar o conector próprio para alimentação externa que tem no arduíno, nesse caso a fonte poderá ter um faixa de tensão mais ampla, de 7V a uns 20V sem problema.
O Hardware do Arduino Uno
Esta Fonte 9V com plug P4 é ideal para alimentar as placas Arduino pois se encaixa perfeitamente e tem corrente de saída igual a 1A.
Alimentação. O Arduino Nano pode ser alimentado por uma conexão mini-B USB, por uma fonte externa não regulada de 6 a 20 volts (pino 30), ou por uma fonte externa regulada de 5V (pino 27).
A alimentação dessa placa pode ser feita através do próprio conector USB (5,0V) ou então através do pino 5V ou VIN , com uma alimentação regulada de 5,0V .
O ESP32 é um microcontrolador, assim como o Arduino, mas que possui conectividade bluetooth e WiFi já integradas na placa. Isso facilita muito em projetos IoT, já que eles estarão constantemente trocando informações com a rede. As características da placa são as seguintes: ... Conexão Wifi de 2.
O ESP32 é tudo que o ESP8266 é, mas muito mais. Tem WiFi integrado, tem muito sinais de GPIO (36 contra 17 do ESP8266), e de quebra vem com Bluetooth 4.
Vá em Ferramentas->Placa->Gerenciador de Placas.. Espere alguns segundos até que o campo de texto esteja habilitado e digite ESP32. O arquivo de instalação da placa aparecerá, clique em INSTALAR, quando a instalação terminar clique em FECHAR.
Driver conversor USB-Serial para ESP32 e ESP8266
Nele, pesquise por 'esp32′ na caixa de pesquisa. Em seguida, instale a versão mais recente do driver que irá aparecer: “esp32 by Espressif Systems', conforme ilustrado na figura a seguir: Feito isso, você deve selecionar a placa “ESP32 Dev Module”, no menu de placas, para programar na ESP.
Basicamente, devemos executar as três etapas abaixo:
Veja no vídeo abaixo o funcionamento do projeto Bluetooth Low Energy com ESP32. Basta clicar no botão connect, escolher o ESP32 na lista de dispositivos e os dados já começam a aparecer. Acenda e apague o LED clicando no botão LED.
Você deve seguir os seguintes passos:
A maneira mais fácil de verificar se os drivers da placa estão instalados corretamente é abrindo o menu Tools > Serial Port no software do Arduino com a placa Arduino conectada ao computador. Itens adicionas de menu devem aparecer em relação a quando você abre o menu sem o Arduino conectado ao computador.
Para habilitar um computador para programar o Arduino Nano do kit são necessárias duas etapas:
Caso você tenha apenas a placa Arduino poderá utilizar o LED já presente na placa....Para seguir com este tutorial e dar seus primeiros passos com arduino, você irá precisar dos seguintes componentes:
“O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.
Clique em Start simulation para “rodar” o circuito. Clique no ícone do TinkerCad, passe o mouse sobre o seu circuito, clique na engrenagem -> Propriedades, altere a visibilidade para público e salve as alterações.
1 Pressione o botão Reset do Arduino. 2 Ao soltar o botão, clique em upload. Se não der certo, tente novamente os 2 últimos passos!
Ao abrir a IDE de programação do Arduino => Selecione em Ferramentas (Tools) => Placa Arduino Nano Em Ferramentas (Tools) => Porta => Selecione a porta COM na qual o seu Arduino estará conectado. Concluído – Seu Arduino Nano esta instalado, agora basta efetuar o Upload do seu código para o Arduino.
Durante a instalação, o computador nos perguntará se queremos executar o arquivo, selecionaremos ” Executar “. Em seguida, a seguinte tela será exibida: Selecionaremos ” INSTALAR ” e com isso concluiremos o processo de instalação, exibindo a seguinte mensagem: E vamos selecionar ” Aceitar ”.
Conecte o ArduinoISP no computador, e navegue pelo menu superior em Ferramentas, selecione o modelo da placa a ser gravado (neste caso, Nano), a porta COM em que se localiza o ArduinoISP, selecione o programador como "Arduino as ISP" e clique em Gravar Bootloader.
Clique com a direita em 'FT232R USB UART' e com a esquerda em 'Update Driver Software…' Agora escolha 'Browse my computer for driver software'. Clique com a esquerda em 'Browse' e navegue até o local em que os arquivos foram extraídos. Escolha a pasta e clique com a esquerda em 'OK'.
Circuito para gravar o bootloader no ATmega328 Ligue o pino 17 (MOSI) do ATMEGA ao pino 11 do Arduino. Ligue o pino 18 (MISO) do ATMEGA ao pino 12 do Arduino. Ligue o pino 19 (SCK) do ATMEGA ao pino 13 do Arduino. Ligue o led ao pino 7 do Arduino, juntamente com o resistor de 330 ohms.