O sumidouro é uma espécie de tanque instalado ao lado da fossa. Nele ocorre a etapa final do processo de tratamento primário do esgoto: o líquido é reaproveitado ou devolvido ao meio ambiente. ... Em alguns casos, o sumidouro pode estar ligado a outras tubulações, a fim de destinar todos os dejetos da fossa.
A fossa biodigestora funciona como outras fossas sépticas, ela fica responsável por tratar os efluentes que são despejados pela descarga através de diferentes processos. Quando bem executada, a fossa biodigestora devolve para o solo a água tratada e que não oferece risco de contaminação para a natureza.
Biodigestor Tecnipar
Atualmente, o custo de implantação de biodigestores varia de R$ 10 mil a R$ 100 mil, valores que limitam o uso da tecnologia em propriedades rurais de maior porte.
Podemos encontrar dois tipos de biodigestores: em batelada e contínuo.
MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO DO MINI BIODIGESTOR
Se observar dificuldade na saída do lodo, dissolva-o utilizando a tubulação de descompactação com o auxílio de uma haste ou tubo (tendo cuidado para não danificar o Biodigestor). Recomenda-se limpar o filtro anaeróbico com jato d'água a cada 3 ou 4 extrações de lodo ou após uma obstrução.
Não recomendamos extrair todo o lodo do Biodigestor, pois isso pode desequilibrar a microbiota do equipamento, prejudicando o tratamento. Esse material secará naturalmente, se transformará em uma pasta e poderá ser descartado em sacos plásticos para posterior coleta de lixo.
O biodigestor é um sistema que realiza a decomposição anaeróbica (sem oxigênio) de resíduos orgânicos, como fezes de animais de estimação e restos de alimentos, e gera como produto biogás e biofertilizante.
São equipamentos de fabricação relativamente simples, que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes. O biodigestor geralmente é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais, acrescidos de água.
Como funciona Formado por uma configuração híbrida entre Reator Anaeróbio e Filtro Anaeróbio, o Biodigestor Fortlev foi desenvolvido para atender uma residência com até cinco pessoas, podendo também ser conectado a outro e assim atender a um maior número de usuários.
O Biodigestor Fortlev é um produto compacto e de pequena escala, portanto, gera pouco biogás durante o processo de tratamento do esgoto e isso inviabiliza sua utilização.
O biodigestor para suínos utiliza o meio de decomposição anaeróbica, ou seja, não utiliza organismos movidos a oxigênio em seus processos de separação líquido-sólido e fermentação.
Utilização dos biodigestores O biodigestor residencial é dividido em duas partes: o digestor anaeróbio e o gasômetro localizado na parte superior. No digestor podem ser colocados quaisquer tipos de biomassa, como restos de alimentos, grama, fezes de animais de estimação e até humanas, entre outros resíduos orgânicos.
O biogás, usado na geração de eletricidade, é uma fonte renovável produzida pela decomposição da matéria orgânica por meio da ação de bactérias. Nesse processo, o esterco é separado da serragem por uma máquina e depois vai para um biodigestor.