Criação da OTAN O principal objetivo que motivou a criação da organização foi impedir que os países do bloco socialista atingissem os países que faziam parte do bloco socialista. ... Em oposição à criação da OTAN os países do bloco socialista e a União Soviética criaram o Pacto de Varsóvia.
Após o fim da Guerra Fria, a OTAN, considerada ao mesmo tempo uma aliança militar e uma agência de segurança regional, começa a participar de operações militares fora dos territórios de seus membros e em missões não motivadas pela segurança coletiva destes.
O objetivo desse tratado era a segurança militar dos envolvidos, com a política da segurança coletiva e ajuda concomitante. ... Além dessa cooperação militar entre os países envolvidos na organização, a Otan foi criada, também, para contribuir com uma integração política europeia.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) surgiu primeiro, em 1949, para lutar contra a expansão do comunismo e retaliar qualquer ataque soviético contra seus países-membros. A resposta da URSS veio em 1955 com o Pacto de Varsóvia, apoiado pelos países do bloco socialista e criado nos mesmos moldes da rival.
Como reação á criação da Otan pelos capitalistas, o bloco Socialista criou o pacto de Varsóvia, que tinha os mesmos interesses de cooperação militar mútua, no caso de ataque aos seus membros por parte dos capitalistas.
Resposta. A OTAN queria garantir a existencia do capitalismo na Europa Ocidental dirigida pelos EUA e o Pacto de Varsovia tinha objetivos semelhantes ao Pacto de Varsovia porem, ele era dirigido pela URSS. Tudo que os EUA fazia a URSS tambem queria fazer e vice versa !
Resposta: O texto está referindo-se aos dois blocos existentes no período da Guerra Fria. O bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos da America e o bloco socialista, liderado pela URSS.
O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo: * Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a Otan. Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
Plano Marshall, ou Plano de Recuperação Europeia, foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental após a II Guerra Mundial. O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra.
O Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua, conhecido popularmente como o Pacto (ou Tratado) de Varsóvia, foi uma aliança militar entre os países socialistas do Leste Europeu, sob a liderança da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), assinado em 14 de Maio de 1955 na capital da Polônia, Varsóvia, ...
O Pacto de Varsóvia foi um acordo militar firmado entre a URSS e outros países de influência comunista em 1955. ... Como é sabido, a OTAN – que existe até hoje – também é um pacto militar e foi firmada entre Estados Unidos da América e outros países ocidentais com o objetivo de ajuda operacional militar mútua.
Logo no início da Guerra Fria, a aliança ocidental, liderada pelos Estados Unidos, fundou, em abril de 1949, por meio do Tratado de Washington, a Organização do Tratado de Atlântico Norte – Otan -, aliança militar de assistência mútua contra uma possível tendência expansionista da União Soviética – URSS.
OTAN (EUA) e Pacto de Varsóvia (URSS) ambos tinham como objetivo proteger suas influências e territórios, vale ressaltar que nunca travaram um conflito militar.
Verificado por especialistas A aliança militar durante a Guerra fria do lado ocidental foi a OTAN (Tratado Militar do Atlântico Norte), que reunia os EUA e outros países, enquanto que do lado oriental, tem-se o Pacto de Varsóvia, liderado pela URSS.
Pacto de Varsóvia
A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) era a aliança militar que representava os interesses dos países capitalistas, sob a liderança dos Estados Unidos.
Resposta. Resposta: Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os exércitos das duas potências vencedoras da guerra, os Estados Unidos e a União Soviética, ocuparam a Europa.
Os Estados Unidos são um membro fundador da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a maior aliança militar do mundo. A aliança de 28 países é composta por Canadá e grande parte da Europa, incluindo a segunda maior força militar da OTAN, o Reino Unido.
Canadá, EUA, Islândia, Noruega, Dinamarca, Alemanha Ocidental, Turquia, Grécia, Itália, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França e Portugal.
O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial em 30 de junho de 1944, ao lado dos países aliados, isto é, Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e as resistências civis-militares de países como a França.
Os Estados Unidos exercem seu poder e influência em todo mundo. Sua liderança global se faz em todos os campos, do político ao militar. ... Tal poderio se justifica principalmente pelo desempenho norte-americano nas duas grandes guerras mundiais e, em seguida, durante a Guerra Fria.