Tratamento
Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz | Bem Estar | G1. Veja também o que prejudica a fala e o que fazer em caso de rouquidão. Aquecimento vocal é indicado antes de um uso intenso e contínuo.
A rouquidão é comum depois de um esforço vocal excessivo. Ela é resultado de um edema ou vermelhidão nas cordas vocais e costuma melhorar em poucos dias. O problema está quando essa rouquidão persiste por meses. Aí é preciso procurar ajuda.
Para aliviar os sintomas e tratar adequadamente um quadro de irritação das cordas vocais e voz rouca, você pode usar alguns métodos naturais, como: água morna e sal: gargarejo de uma pequena quantidade de água morna com sal por aproximadamente 30 segundos.
A voz rouca no bebê muitas vezes ocorre devido a uma infecção por vírus, como uma gripe, resfriado ou laringite, por exemplo. No entanto, nestes casos, a rouquidão é temporária e geralmente desaparece quando a infecção é tratada.
Geralmente causada por um vírus, a laringite aguda é mais comum no inverno e são as crianças entre os 3 meses e os 5 anos as mais afetadas. A laringite aguda é uma inflamação das vias aéreas superiores, nomeadamente da laringe e da zona subglótica, causando a sua obstrução em grau variável.
Sintomas de pneumonia no bebê
Para desentupir o nariz do bebê existem alguns recursos, como por exemplo pingar algumas gotinhas de soro fisiológico em cada narina, ou mesmo tomar um banho morno porque isso ajuda a fluidificar as secreções, desentupindo o nariz de forma natural.
Tratamento. O tratamento ideal para cada bebê deve ser aconselhado pelo pediatra após consulta e nenhum medicamento deve ser oferecido sem prescrição medica. No caso do bebê gripado, normalmente o tratamento é à base de soro fisiológico para higiene das narinas e de antitérmico em caso de febre.
Os xaropes expectorantes para criança só devem ser utilizados se recomendados pelo médico, especialmente em bebês e em crianças com menos de 2 anos de idade....Alguns dos expectorantes de farmácia que o médico pode receitar são:
A nebulização em bebês deve ser feita quanto eles apresentarem sintomas como tosse, chiado no peito ou gripe. Por serem pequenos, é importante sempre conversar com o pediatra antes de tomar qualquer atitude.
A inalação e a vaporização podem ser feitas em bebês, crianças, adultos e até gestantes. Não há contraindicações ao seu uso, mas é importante que haja uma limpeza rigorosa do equipamento utilizado. Sempre que forem adicionadas plantas e óleos essenciais, o seu médico deve ser informado.
Em casos graves a inalação com soro fisiológico pode ser realizada até 5 vezes ao dia. Normalmente é feita 3 x ao dia. Quanto tempo de duração? Em geral 15-20min ou até o líquido acabar.
Assim, com o uso de um aparelho silencioso, a criança pode até fazer a inalação enquanto dorme, aliviando os sintomas e promovendo maior conforto. Um nebulizador pode ser utilizado por qualquer pessoa, até mesmo por bebês pequenos.
Para fazer a nebulização em casa, deve-se colocar no copinho do nebulizador cerca de 5 a 10 mL de soro fisiológico, posicionar a máscara próxima ao nariz e, então, respirar aquele ar. Deve-se manter os olhos fechados e estar sentado ou recostado em uma cama confortavelmente.
Como utilizar o nebulizador corretamente?
AFRIN Pediátrico deve ser administrado com a cabeça da criança para trás; pingue duas ou três gotas de AFRIN Pediátrico a 0,025% em cada narina, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis como: queimação, ardência, espirros ou aumento da secreção nasal.
Vale começar com 1 ml de soro e, se a criança reagir bem ao tratamento, aumentar o volume aos poucos até chegar a 10 ml.