Já a limpeza e desinfecção das superfícies das salas e demais espaços da escola (classes, cadeiras, mesas, aparelhos, equipamentos de educação física) deve ser feita logo após o uso, com detergente neutro e em seguida desinfecção com álcool 70%, hipoclorito de sódio ou água sanitária.
Tipos de higiene
A função da servente escolar e de executar os trabalhos de limpeza em geral nas instituições de ensino , para manutenção das condições de higiene e conservação do ambiente, coletando o lixo, organizando as salas de aula, corredores ,pátios ,secretaria, sala de coordenação, sala de professores e outros, permitindo um ...
Na escola, muitas pessoas trabalham realizando várias atividades: Os professores ensinam e orientam os alunos; Os merendeiros preparam a merenda (lanche) para os alunos; ... E os demais funcionários desempenham papel importante na secretária ajudando para que a escola possa desempenhar da melhor forma suas funções.
Recomendamos que a limpeza seja feita com um pano umedecido com água e com uma gota de detergente incolor depositado. Caso não seja eficaz, faz-se necessário o uso de pano umedecido com álcool.
Recomendamos a desinfeção periódica de todos os pisos e paredes com produtos específicos para o efeito. Se a sua creche ou jardim-de-infância possui cortinas, elas também exigem atenção. O tecido pode acumular ácaros, mofo e poeira, sem contar as manchas que prejudicam bastante a imagem da instituição.
Nas salas de aula a limpeza deve ser intensificada e ocorrer a cada turno, garantindo a higiene do ambiente e a segurança dos alunos. Deve-se eliminar pó, papéis e migalhas de cima das mesas, cadeiras e chão, além de não esquecer de cuidar de prateleiras, armários e lousas, para que sejam preservados.
Como promover a preservação do patrimônio escolar?
Os pais e responsáveis devem prestar atenção na compra do material escolar, escolhendo itens que sejam certificados e considerados atóxicos. Aí se incluem tintas, colas, canetas, massas de modelar, anilinas etc. Também é necessário cuidado com remédios, que devem ser dados preferencialmente em casa.
Instalar superfícies capazes de absorver impactos em todo o ambiente; Manter profissionais nesse espaço para supervisionar as brincadeiras (especialmente em balanças, escorregadores, etc.); Fazer inspeções periódicas e realizar a manutenção adequada sempre que necessário. Proteção em práticas esportivas.
Segurança na escola é fundamental para que os alunos se desenvolvam e não tenham traumas. Além disso, para a instituição de ensino é a garantia de mais credibilidade e confiança. Portanto, não deixe de cuidar da segurança na escola. Ela pode ser essencial para aumentar o número de matrículas no ano seguinte.
Identifique os locais que oferecem risco de acidentes
Segundo Coelho [3], o ensino de primeiros socorros garante uma maior segurança em situações de emergência, sendo o ideal que toda a população escolar tenha conhecimentos do tema, uma vez que este ambiente é propício a acidentes.
Como lidar com pessoas estranhas E tendem a achar que adultos são sinônimos de segurança. Os pais precisam explicar, de forma equilibrada, que nem todo mundo é legal, que algumas pessoas são “bobas”, podem bater, deixar a criança sem comida, roubar seus brinquedos e por aí vai. Procure ser o mais claro possível.
Outro fator muito importante é o próprio ambiente onde os cuidados são realizados, ou seja, o ambiente deve ser seguro e confortável com a finalidade de oferecer acolhimento e amenizar a fragilidade emocional e física da criança. E nesse ponto, o atendimento domiciliar é extremamente relevante.
O espaço criado para a criança deverá estar organizado de acordo com a faixa etária da criança, isto é, propondo desafios cognitivos e motores que a farão avançar no desenvolvimento de suas potencialidades. O espaço deve estar povoado de objetos que retratem a cultura e o meio social em que a criança está inserida.
Realiza os cuidados pertinentes à crianças de 0 à 16 anos, como preparo da alimentação, banho, cuidado com as roupas, limpeza e organização do quarto, esterilização dos brinquedos e auxílio no seu desenvolvimento.
O que é mais importante na estrutura física de uma creche? Como já foi dito anteriormente, mais importante do que o espaço em si, para a criança, é o tipo o local é aproveitado e que tipo de atividade é desenvolvida ali. ... “Desemparedadas”, as crianças podem experimentar o brincar de forma mais livre e imaginativa.
Regras importantes para creches Todos os ambientes de uma escola para crianças devem possuir boas condições de ventilação e iluminação. Do mesmo modo, precisam de um piso de fácil limpeza e paredes revestidas com material lavável. Ao mesmo tempo, os móveis têm que proporcionar segurança às crianças.
O que observar e perguntar na futura escola, creche ou berçário do seu filho
Nesse sentido, a organização do tempo nas creches e pré-escolas deve considerar as necessidades relacionadas ao repouso, alimentação, higiene de cada criança, levando-se em conta sua faixa etária, suas características pessoais, sua cultura e estilo de vida que traz de casa para a escola (BARBOSA; HORN, 2001).
Segundo a autora, o “Projeto Político Pedagógico concebido como organização do trabalho da escola deve está fundamentado nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita”; que assegure igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade (associada à ideia de autonomia) e valorização do ...