Características da Pintura Grega Harmonia nas cores e desenhos; Representações de deuses e de cenas cotidianas; Representações realistas; Uso de técnicas de afresco, têmpera e encáustica nas pinturas murais.
As paredes das construções eram, muitas vezes, ostentadas por vários painéis pintados que apareciam até nas métopas dos templos, no lugar das esculturas. A arte na cerâmica proporcionou uma forma de realização da pintura grega.
A história da pintura dos vasos gregos pode ser dividida estilisticamente em: Estilo Protogeométrico – de aproximadamente 1 050 a.C.; ... Pinturas negras – do aproximadamente entre (700–600 a.C.); Pinturas vermelhas – de aproximadamente 530 a.C..
Igualmente, as praças eram importantes dentro da polis grega, pois eram um local de encontro e de passagem para seus habitantes. Outras obras de interesse na arquitetura grega foram a Acrópole de Atenas, Colosso de Rodes, Estátua de Zeus, Farol de Alexandria, Templo de Ártemis.
A Escultura Grega foi uma das importantes manifestações artísticas do mundo grego e que influenciou diversas civilizações posteriores. Para a composição das obras, os principais materiais utilizados eram mármore, bronze, pedra, madeira e terracota.
A maioria dessas pinturas, feitas com restos de carvão, pigmentos de plantas e terra colorida, combinadas ao sangue de animais, representavam animais selvagens, pessoas, geralmente em situação de caça, plantas e símbolos abstratos. Para tanto usavam pinceis feitos com pelos de animais e as próprias mãos.
A arte da Grécia Antiga: resumo No centro da cultura grega estava o ser humano, as suas experiências e também a sua busca pela verdade e pelo conhecimento. ... A arte desta época é marcada pelo antropocentrismo e pelo racionalismo, com o foco no presente e também naquilo que é natural, belo e harmonioso.
A arte grega possui quatro períodos descritos em sua evolução. São eles: Período geométrico (séculos IX e VIII a.C.); Período arcaico (séculos VII e VI a.C.); Período clássico (séculos V e IV a.C.); e Período helenístico (séculos III e II a.C.).
O dia a dia, a natureza e as manifestações dos gregos eram retratadas na arte. Eles procuravam o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, pois estavam em busca da perfeição. Suas características são buscar a beleza das coisas, a superioridade do homem, a razão e a democracia.
A arte grega foi considerada livre, pois valorizava o homem, como sendo o ser mais importante do universo. A inteligência humana era superior à fé, encontrada na civilização egípcia. O dia a dia, a natureza e as manifestações dos gregos eram retratadas na arte.
A arte grega inaugura uma nova forma de representação estética, fundamentando-se na inteligência e no uso da razão, refletindo uma sociedade que desenvolveu o senso de justiça em prol do bem-estar de seu povo, base do regime democrático, um dos grandes legados gregos deixados à humanidade.
OS PINTORES GREGOS REPRESENTAVAM CENAS COTIDIANAS, BATALHAS,RELIGIÃO , MITOLOGIAS E OUTROS ASPECTOS DA CULTURA GREGA. OS VASOS , GERALMENTE DE COR PRETA , ERAM MUITO UTILIZADOS NESTE TIPO DE REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA . ESTES ARTISTAS TAMBÉM PINTAVAM EM PAREDES, PRINCIPALMENTE DE TEMPLOS E PALÁCIO.