Sim, caso a mulher não saiba a data da última menstruação ou tenha ciclos irregulares, calcula-se o tempo de gravidez pela ultrassonografia (USG). A forma de conta é a mesma, soma-se a quantidade de dias que se passaram da data da ultrassonografia até hoje (dia em que se quer a idade gestacional) e divide-se por 7.
Para calcular a idade gestacional em semanas, deve-se anotar a data da última menstruação num calendário. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.
Através do Ultrassom O exame de ultrassom realizado no primeiro trimestre da gestação é o melhor para se definir a DPP. O ideal é utilizar o primeiro ultrassom da gestação, quanto mais cedo for feito, melhor.
Data provável do parto (DPP): caso você tenha uma data provável do parto (estimada por um exame de ultrassom), coloque esta data aqui. Preferencialmente deve-se utilizar o PRIMEIRO exame de ultrassom realizado na gestação pois quanto mais precoce o exame, menor é a margem de erro.
Ultrassonografia morfológica fetal de terceiro trimestre: como funciona o exame. A ultrassonografia morfológica fetal de terceiro trimestre é aquela feita entre o início da 28ª semana até o final da 32ª semana de gravidez.
O primeiro ultrassom da gravidez deve ser o transvaginal porque, nessa fase, o embrião ainda é muito pequeno e esse tipo de exame capta imagens melhores da região dos órgãos reprodutivos da mulher, como o canal vaginal, colo uterino, toda a extensão do útero em si e ovários.
Quando fazer o primeiro Ultrassom na Gravidez. O primeiro ultrassom deve ser realizado logo no 1º trimestre de gestação, entre as 11 e as 14 semanas, mas esse ultrassom ainda não permite descobrir o sexo do bebê, que normalmente só é possível por volta da semana 20.
O médico responde as dez principais perguntas sobre ultrassom na gravidez:
Não pode comer antes do exame de ultrassom Mito. Quando a gestante está há muito tempo sem comer ou em jejum, a movimentação do feto é prejudicada e pode levar o médico que lhe atende a entender que seu bebê não está bem. Muitas mamães ouvem que consumir chocolate ou doces antes do exame, faz com que o feto mexa-se.
O profissional lida com aspectos patológicos e fisiológicos. O obstetra realiza consultas, orienta e aconselha a mulher e familiares ao longo do período gestacional, realiza o parto e cuida da mulher e da criança durante o puerpério.
Quando devo procurar um obstetra? O obstetra deve ser visitado sempre que a mulher estiver grávida ou quando ela pretende engravidar. O médico obstetra avalia a paciente e pode realizar alguns exames para saber se há a possibilidades de ter um filho e de manter uma gestação.
Salário Médio de um Ginecologista Ginecologista com até 2 anos de experiência: R$ 4.
Existem dois especialistas: o ginecologista e o ginecologista obstetra. O primeiro trata da saúde feminina como um todo, enquanto o segundo cuida da mulher quando está grávida ou pretende ter um filho.
Aos casais saudáveis que estão a mais de um ano como tentantes, é indicado procurar por um ginecologista ou urologista especializado em reprodução humana. Esse especialista fará uma avaliação mais precisa da saúde dos órgãos reprodutores desse casal antes de indicar qualquer tratamento para engravidar.
Se uma mulher tem problemas de fertilidade que não podem ser tratados pelo seu médico ginecologista, ela pode consultar um médico especialista em reprodução humana, – um profissional especializado no tratamento de distúrbios hormonais e anatômicos que afetam a reprodução.
Os 10 principais fatores para ajudá-la a engravidar
Como se inscrever: agenda uma consulta no posto de saúde. Critérios de seleção: mulher com idade limite de 38 anos. Custo: com material de laboratório e medicamentos. Como se inscrever: passar em consulta em um posto de saúde em Belo Horizonte ou interior, para ser encaminhado para o Posto de Atendimento Médico – PAM.
E a Fertilização In Vitro pelo SUS? Sim, também é possível realizar o tratamento da Fertilização In Vitro através do Sistema Único de Saúde (SUS).