A brincadeira funciona assim: escolham a criança que será o Curupira. Seus olhos devem ser vendados com uma faixa de tecido. As demais crianças formam um círculo em volta dela. ... A criança de olhos vendados deve responder qualquer coisa, como, por exemplo: carrinho, bola, boneca.
Outro clássico, o Gemerson, consistia em desenhar no asfalto um quadrado com cinco círculos pequenos. Depois coloca no centro cinco pinchas, conhecida também como tampa de garrafa, então os times devem acertar as tampinhas e começar a brincadeira. O objetivo é desviar da bola e colocar todas as pinchas no lugar.
CADA JOGADOR JUNTA AS MÃOS, PALMA COM PALMA. O PASSADOR DA VEZ VAI “CORTANDO” AS MÃOS DOS OUTROS ATÉ DEIXAR, DISCRETAMENTE, O ANEL EM UMA DELAS. ENTÃO, AO TERMINAR A RODADA O JOGADOR ESCOLHE ALGUÉM E RECITA UM VERSO: “MEU ANELZINHO ANDOU, ANDOU, EM QUE MÃO FICOU?”. QUEM O PASSADOR ESCOLHEU PARA ADIVINHAR RESPONDE.
Jeito de brincar Um condutor venda os olhos de um participante, que diz: "Caí no poço". O condutor pergunta: "Quem te tira"? O participante responde: "Meu bem". O condutor então aponta para cada uma das crianças do grupo e pergunta: "É esse"?
Significado de gemerson: O significado desse nome é guardião da Eternidade.
Já nos dias mais quentes, é a brincadeira na água que ganha espaço no tempo das crianças. Nomeada de Tucuxi (palavra que significa boto-cinza), a brincadeira acontece em uma piscina e as crianças são divididas em dois grupos, o dos botos e o dos pescadores. Quem é boto tem que entrar na piscina, mergulhar e boiar.
Modo de brincar A ordem consiste em achar um determinado objeto; caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido, ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma música, imitar um bicho ou qualquer outra coisa.
Desenhe duas linhas paralelas no chão, com auxílio de um giz, com cerca de 8 metros de distância. Depois, separe dois grupos de crianças – cada um deve ficar atrás da linha marcada. Um dos participantes vai até o grupo adversário e bate, de leve, nas mãos de todas as crianças dizendo: “Barra-manteiga.
Risca-se uma linha abaixo do triângulo e, a uma distância de mais ou menos um metro, cada criança joga a outra bolinha que ficou para decidir a ordem da jogada. Quem acertar mais perto da linha joga primeiro. O objetivo é capturar as bolinhas e ganha a competição quem ficar com mais.
O jogo queimada surgiu na Colômbia, onde as pessoas brincavam por meio do jogo de acertar a bola nas pessoas, o que se popularizou pelo mundo. Sendo a queimada popularizada por meio do incentivo dos educadores físicos.
Regras da queimada
A queimada é um jogo muito praticado desde crianças até por adultos em campeonatos oficiais. O jogo consiste em “queimar” os jogadores adversários através do arremesso de uma bola, fazendo-os ir para a “prisão” até não restar nenhum, configurando vitória da equipe.
Para brincar, é preciso dividir o grupo em dois times. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando acertar (queimar) uma pessoa do outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir queimar todo o time adversário primeiro.