Parestesia significa um distúrbio de sensações (formigamento, picada, queimação, anestesia). A meralgia parestésica (MP) é descrita como uma síndrome clínica caracterizada por um distúrbio de sensibilidade e dor localizada na região anterior e lateral da coxa, área inervada pelo nervo cutâneo femoral lateral.
A trombose é a formação de coágulos no interior das veias, bloqueando a circulação do sangue que retorna para o coração. No braço, a trombose causa dor, inchaço importante, vermelhidão e dificuldade de mexer os músculos. Muitas vezes, as veias do braço e do ombro ficam mais saltadas.
Trombose nos braços é relativamente raro e geralmente decorre de compressões nas veias por músculos e/ou ossos. Não é raro que se procure as causas e não se encontre nada, apenas alguns anos depois que apareça algum sinal ou sintoma que possa descobrir a causa.
A formação do trombo é geralmente causada por um dano nas paredes do vaso, ou ainda por um trauma ou infecção, e também pela lentidão ou estagnação do fluxo sanguíneo, ocasionado por alguma anomalia na coagulação sanguínea. Após a coagulação intravascular, formam-se uma massa deforme de hemácias, leucócitos e fibrina.
A formação do trombo ocorre em razão de uma agregação plaquetária no local que sofreu injúria. Em algumas ocasiões, o trombo também pode surgir graças às alterações no fluxo sanguíneo, geralmente quando sua velocidade está diminuída.
Praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de álcool e tabagismo e manter uma dieta equilibrada são as principais maneiras de prevenir a trombose.
Quando se forma um coágulo de sangue num vaso sanguíneo é uma trombose. Se, por outro lado, o coágulo se desloca ainda mais para dentro do corpo, isso quer dizer que é uma embolia. O termo thromboembolus é muitas vezes usado na medicina porque a maioria das embolias surgem a partir de tromboses.