O Enem é composto de 180 questões objetivas, tendo como pontuação máxima 1000 pontos. Cada questão possui uma pontuação diferenciada, de acordo com o TRI (Teoria de Resposta ao Item), por isso não é possível dizer quanto vale cada questão do Enem.
Em poucas palavras, para você compreender: Se você acertar metade das questões objetivas no Enem a sua nota não será de 500 pontos (numa escala máxima de 1000 pontos). Poderá ser muito maior, ou mesmo ficar abaixo da metade dos pontos. Tudo depende do tipo de questões que você acertar.
Farmácia: 450 a 700 pontos. Fisioterapia: 460 a 710 pontos. Gestão de Recursos Humanos: 450 a 630 pontos.
A partir do primeiro semestre de 2021, a nota na prova de redação do Enem passa a ser igual ou superior a 400 pontos para o Fies. A partir do segundo semestre de 2020, o Fies não apresenta mais critério de renda....
0 a 1.
450 pontos
Na média simples, é apenas preciso somar as cinco notas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação) e dividir o valor por cinco.
A nota do Enem serve para você concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O Sisu abre suas incrições duas vezes por ano, no começo do ano e no fim do primeiro semestre, para que alunos que tenham feito o Enem no ano anterior possam tentar a sua vaga.
As notas do Enem, exceto da redação, são calculadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesse método, a nota máxima não é necessariamente 1000 e a nota mínima zero. O cálculo depende da consistência das respostas dos participantes.