A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.
Assim, a Didática Geral ocupa-se das estratégias de ensino, das questões praticadas associadas à metodologia e dos modos de aprendizagem. Para José Carlos Libanêo, a Didática Geral é uma disciplina pedagógica que estuda os objetos, as condições do processo de ensino, os meios, e o cenário educacional.
Os níveis de responsabilidade do professor na consecução de uma proposta didática podem ser resumidos em duas partes: teórica e prática. ... Nesse sentido, ele poderá então partir para o nível prático, onde de fato ele poderá entrar com sua didática e colher os resultados esperados.
A METODOLOGIA estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor. Por sua vez, a DIDÁTICA faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino.
Desta forma, a Didática tem como compromisso o desenvolvimento de práticas de ensino que promovam um ensino eficiente, com significados para os alunos e contribua para a transformação social.
A formação em curso superior melhora o currículo profissional e dá mais possibilidades de entrada no mercado de trabalho. O curso de nível superior pode ser feito em universidades, estabelecimentos de ensino superior ou em escolas que ofereçam cursos técnicos.
Portanto, a didática do ensino superior traz práticas e desafios, onde se faz necessário o desenvolvimento de ambientes de ensino- aprendizagem com condições para o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos, levando-os a aprender de forma crítica e reflexiva.
Criada por Comenius (Jan Amos Komensky), a didática é um ramo da ciência pedagógica e tem como foco o ensino e a prática de métodos e técnicas que possibilitam que o aluno aprenda por meio de um professor ou instrutor, ou seja, faz jus ao seu significado: “arte de ensinar”.
As três dimensões do processo de ensino são: A humana; A sociopolítica; E por fim a técnica.
Candau (1996) faz referência à importância de se articular as três dimensões da didática, já que: A educação é um processo multidimensional. De fato, ela apresenta uma dimensão humana, uma dimensão técnica e uma dimensão político-social.