Ácido Salicílico - Penetra bem na glândula sebácea e, justamente por isso, é muito útil no tratamento da pele oleosa ou com acne. Também tem indicação para manchas superficiais e poros dilatados, além de ação antimicrobiana.
Como fechar os poros abertos do rosto
Como diminuir os poros dilatados: 'pele higienizada' "É importante manter a pele higienizada com sabonetes contendo ácido salicílico, realizar esfoliação até 3 vezes por semana e usar produtos livres de óleo, como protetor solar e maquiagem", ensina.
Um excelente tratamento caseiro para fechar os poros abertos do rosto é a correta limpeza da pele e o uso da máscara facial de argila verde, que possui propriedades adstringentes que retira o excesso de oleosidade da pele e, consequentemente, minimiza a aparência dos poros no rosto.
Os poros dilatados são características das peles mistas e oleosas, pois são causados pelo acúmulo de óleo e células mortas ao redor dos poros, fazendo-os aumentarem de tamanho. O problema é mais comum nas áreas que produzem mais sebo, como a chamada zona T, que abrange a testa, nariz e queixo.
Assim, raspe a barba usando água e toalha quente para abrir os poros, lâminas novas para ter o menor atrito ao barbear e tenha calma. Se não se sentir seguro o suficiente, vá a um barbeiro para ter essa experiência.
Você pode aquecê-las de duas maneiras: jogando água quente sobre o tecido ou molhando elas e as colocando em um micro-ondas por alguns segundos. É importante que a toalha não fique encharcada, em qualquer que seja a técnica escolhida, o ideal é que ela fique levemente úmida para reter o calor e transmitir ao seu rosto.
Para aquecer sua toalha, você pode esquentar antes a água e molhar ou pode molhá-la e levar ao microondas. O bom de esquentar a água antes é que você pode até aproveitar para fazer um café. Por favor, aguarde um pouco antes de colocar a toalha no rosto.
Faça um peeling capilar Há cosméticos vendidos em farmácias e lojas especializadas com essa função. “Eles provocam uma leve descamação no couro cabeludo, o que pode desobstruir os poros”, diz Valcinir. Use uma vez por semana.
O bicarbonato de sódio é um esfoliante natural, com propriedades limpantes, que ajuda a remover as células mortas da pele. O limão age abrindo os poros entupidos e os fechando em seguida, o que facilita a remoção dos cravos e deixa pouco espaço para que eles se instalem novamente em seu nariz.
Para preparar uma máscara caseira e simples basta misturar 2 ou 3 colheres de sopa de Bicarbonato de Sódio com um pouco de água, de modo a formar uma pasta.
Isso acontece por causa de fatores como exposição solar, pele oleosa, resíduos próprios da pele e de produtos, falta de limpeza e esfoliação adequada da pele, ausência de protetor solar, alterações hormonais, maquiagem em excesso, tabagismo e dieta inadequada.
Modo de preparo Em um recipiente misturar as colheres de óleo ou azeite e o açúcar até formar uma pasta fina. Aplicar a mistura no rosto limpo e seco, massageando com movimentos leves e circulares e deixar por 10 a 15 minutos. Lavar o rosto com água morna e sabonete neutro.
Esfolie o rosto
Além das medicações, o uso de tratamentos estéticos, como peelings e lasers, também é recomendado, mas apenas como coadjuvantes. Para a dermatologista Solange, um exemplo de laser eficiente é o chamado Isolaz, que realiza uma sucção na pele e ajuda a remover os cravos.
O instrumento, que tem formato parecido com um "L", conta com pontas afiadas, que fazem cortes minúsculos na pele e ajudam na remoção do cravo. O profissional que realiza a limpeza de pele posiciona a pinça entre o cravo e pressiona, fazendo com que o pontinho preto pule para fora.
Quando esse poro entope com o sebo liberado pela glândula sebácea, se forma o cravo”, explica a Dra. Paola Pomerantzaff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
1) O primeiro passo é usar um produto de limpeza desengordurante para remover a oleosidade e limpar a pele; 2) Depois, o profissional faz uma esfoliação para retirar as células mortas; 3) Em seguida é utilizado um emoliente, para abrir os poros para facilitar a remoção dos cravos; 4) Hora de extrair os cravos!
Misture 1 parte de pasta de dente e 1 parte de sal, ou seja, se usar uma colher de chá de pasta, use uma colher de chá de sal, até forma pasta homogênea. Caso fique grossa, você pode adicionar um pouquinho de água. Se preferir, no lugar do sal, você pode usar o bicarbonato de sódio.