Seus alimentos são o néctar, de onde as abelhas retiram a energia necessária para trabalhar, e o pólen, de onde são obtidos as proteínas, vitaminas e sais minerais. A água é também um importante elemento para a colônia, sendo utilizada para diluição do mel e no controle da temperatura interna da colméia.
Os alimentos energéticos mais utilizados são o xarope de água e açúcar e o xarope invertido. Para a fabricação desse primeiro xarope, é necessário misturar água e açúcar na mesma quantidade, colocar a mistura no fogo e mexer até o açúcar se dissolver por completo.
As pernas e as asas, que são os órgãos locomotores das abelhas, estão no tórax. As pernas são encontradas no número de seis (três pares), cada par em um segmento, sendo responsáveis, além da locomoção, pelo transporte do pólen, manipulação da cera e própolis, além da limpeza do corpo da abelha.
O corpo da abelha divide-se em três partes: cabeça, tórax e abdómen.
As abelhas são insetos, apresentando assim corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. O corpo delas é revestido por exoesqueleto, o qual possui algumas regiões cobertas por pelos.
Uma abelha produz 5 gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores. 5. Uma colmeia abriga cerca de 50 mil abelhas.
A função principal, ou mais explorada, das abelhas é a da polinização. O papel das abelhas neste processo é crucial, já que se descobriu que cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais.