Primeiro molar inferior (36 e 46): Normalmente é o maior dente da boca. Dessa forma sua coroa é bem alongada lembrando um paralelepípedo. Pode apresentar cinco cúspides ou até seis em alguns casos. Segundo molar inferior (37 e 47): Difere do primeiro molar inferior por ser um pouco menor e possuir quatro cúspides.
Os caninos: temos quatro dentes nesse grupo (referente aos números 53, 63, 73, 83), sendo dois em cima e dois embaixo. Eles têm uma ponta, assim como uma lança. Sua principal função é rasgar o alimento e encaminhá-lo para os dentes subsequentes.
Tabela de códigos
Arcada Superior Direita: 51 - Incisivo Central Direito superior, 52 - Incisivo Lateral Direito Superior, 53 - Canino Superior Direito, 54 - Primeiro Molar Direito Superior, 55 - Segundo Molar Superior Direito.
Dentes Incisivos (dentes da frente) Os dentes incisivos centrais inferiores (31 e 41) são os menores dente da boca. Os incisivos laterias superiores (12 e 22) e incisivos laterais inferiores (32 e 42) são semelhantes aos anteriores, no entanto são de tamanhos menores. E sua principal função é cortar os alimentos.
Os dentes são numerados de 1 a 32; começando superiormente da direita para a esquerda, e em seguida inferiormente, também da direita para a esquerda.
A partir dos 16 anos já podem ser aguardados os dentes do siso. Quantos dentes, então, tem um adulto? Um adulto com dentição normal possui de 28 a 32 dentes. Bem cuidados, estes dentes o acompanharão até a velhice.
Sistemas de numeração dos dentes O primeiro quadrante (1) é o da parte superior direita da nossa boca; o segundo (2), da superior esquerda; o terceiro quadrante (3) corresponde à parte inferior esquerda; e o quarto (4) à inferior direita, na dentição definitiva.
Dente 2º Molar N. 47 - Prodens.
Ao todo, os pequenos possuem 20 dentes de leite - 10 na parte superior e 10 na parte inferior.
São equipados pela evolução com uma das mandíbulas mais poderosas da Terra, contendo 80 dentes e uma força que pode passar de 1 tonelada. Ainda sobre a dentição, uma das características distintas entre crocodilos e jacarés é que, no primeiro, o quarto dente canino fica exposto para fora da boca.
Os três mil dentes do tubarão-branco.
Em números, são os moluscos como caramujos, lesmas e caracóis, os animais (invertebrados) que mais possuem dentes na boca: são entre 2.
O tamanho dos jacarés varia de acordo com a espécie. Eles podem medir de 1 a 3,5 metros de comprimento e podem pesar até 300 quilos. O maior jacaré é o jacaré-açu, que vive na Amazônia. Os jacarés vivem sempre à beira da água, perto de rios ou lagoas.
A maioria dos crocodilos tem quatro dedos nas patas traseiras enquanto o jacaré, não. Além disso, os jacarés têm membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras e os crocodilos, não.
Aligátor americano: 3 – 4,6 m
Aligátor americano: 30 – 50 anos
100 anos
Crocodilo-de-água-salgada: 70 anos
água-viva Turritopsis
Portanto, não há crocodilos no Brasil em função das espécies da família Crocodylidae não terem conseguido chegar até o continente americano e reproduzir-se. Esse espaço é ocupado pelos jacarés, distribuídos em cinco espécies: o jacaré-negro, jacaré-açú, jacaré do papo amarelo e dois tipos de jacaré-coroa.