Por exemplo, estudo observou que a batata doce cozida possui menor índice glicêmico do que a batata doce assada ou frita. Além dos carboidratos, aminoácidos isolados e proteínas também são estimuladores da liberação de insulina, assim como alguns hormônios (ex: as incretinas).
Quanto mais alto for o Índice Glicêmico de um alimento, maior cautela é preciso para consumi-lo. Farinha branca, açúcar refinado, arroz branco, refrigerante e bolacha recheada são alguns exemplos de alimentos de IG alto. Entre os moderados estão arroz integral, batata-doce, milho verde, pão sírio integral e banana.
Desta forma, alimentos com índice glicêmico menor ou igual a 60 são classificados como “baixos”. Já os alimentos com índice glicêmicos entre 70 e 99 são “moderados” e os acima de 100 são considerados “altos”. “Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos, têm mais fibras e também garantem energia.
Stevia: Stevia é um adoçante natural composto por glicosídeo de esteviol, não possui calorias e adoça 300 vezes mais que o açúcar comum. Pode ser facilmente encontrado em mercados e lojas de produtos naturais em gotas ou pó. Esse tipo de adoçante auxilia no emagrecimento e ajuda no controle da diabetes.
O demerara é um dos mais caros. Tem sabor mais suave do que o mascavo. Este açúcar passa por um processo de refinamento leve, mas sem aditivos químicos e com isso mantém uma cor de caramelo, grãos mais grossos e levemente úmidos. É considerado o mais saudável (ainda melhor se for o orgânico).
E a forma mais bruta de extração do açúcar da cana é o mascavo. ... Depois, com leve refinamento, vem o açúcar demerara, que também conserva todos os nutrientes, como açúcar mascavo. A melhor escolha para este tipo de açúcar é a forma orgânica, porque mantém todos os nutrientes sem nenhuma substância aditiva.
Seus valores nutricionais são iguais ao mascavo, portanto tem mais vitaminas e outros minerais, que não são encontrados no açúcar refinado. E seus benefícios estão relacionados à ausência de aditivos químicos e preservação dos sais minerais e não aos valores calóricos.
As vantagens do açúcar demerara em relação:
“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados para uma alimentação saudável, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.
É importante saber que o açúcar mascavo e mel são mais saudáveis por conterem mais nutrientes, mas, assim como o açúcar branco, aumentam a glicemia e favorecem o ganho de peso. Passa por um leve processo de refinamento, porém, não recebe nenhum aditivo químico, preservando melhor seus nutrientes.
Adoçantes: menos calorias e maior poder adoçante Vale lembrar que os sachês de açúcar costumam ter 6 gramas e os de adoçante têm apenas 800 mg, pois as versões artificiais são muito mais doces. Já os adoçantes líquidos não apresentam quantidades significativas de calorias.
Pelo fato de ainda possuir alguns dos minerais e vitaminas da cana-de-açúcar e não ter passado pelo refino, que adiciona aditivos químicos ao açúcar, o Mascavo é mais saudável, sendo o mais recomendado para as pessoas que buscam uma dieta mais saudável!
TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Outro benefício do açúcar mascavo é que ele tem menos calorias quando comparado ao açúcar refinado. "Além disso, esse açúcar possui antioxidante que protege as células do nosso corpo", ressalta o nutrólogo.
Açúcar mascavo
Como usar o açúcar mascavo? Esse tipo de açúcar pode ser utilizado para adoçar qualquer alimento ou receita em que o branco normalmente é usado. É comum, inclusive, que o mascavo faça parte da composição de barras de cereais.
Pessoas com diabetes podem, sim, consumir o açúcar mascavo, desde que sua quantidade seja computada como valor calórico e gramas de carboidrato, pois é igualmente absorvido e eleva a glicemia a patamares similares ao açúcar comum.
O açúcar mascavo não passa pelo processo de refinamento, conservando sua composição e gosto, já o açúcar refinado perde todos seus nutrientes e cor durante o processo de refinamento, além de receber muitos aditivos químicos. Tipo de açúcar que passa por um processo de refinamento leve, e sem uso de aditivos químicos.
O demerara é praticamente um meio-termo entre os tipos de açúcar, já que não é tão saudável quanto o mascavo, mas também é mais indicado que o refinado. Isso porque ele passa por um processo de refinamento menor, o que lhe permite conservar muitos dos nutrientes originais da cana-de-açúcar.
Açúcar Refinado: você pode substituir o açúcar refinado pelo açúcar mascavo. A proporção é de 1 xícara e ¼ de açúcar mascavo para cada xícara de açúcar refinado. Outra proposta é usar ¾ da xícara de mel para cada xícara de açúcar refinado.
Açúcar demerara é menos bruto que o mascavo, mas também é considerado saudável. ... No entanto, ele passa por um leve processo de refinamento - por isso, ele é mais fino, se dissolve mais facilmente que o mascavo e tem um sabor mais ameno, embora menos nutrientes.