Alguns dos principais alimentos ricos em cálcio são leite, queijo, espinafre, sardinha e brócolis, por exemplo.
O que pode fazer: Aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, queijo cottage, couve, brócolos e sardinhas. Pode ainda falar com o seu médico para tomar um suplemento de cálcio, juntamente com vitamina D para ajudar a absorção.
Níveis adequados de cálcio podem evitar o surgimento precoce da osteoporose, uma vez que se diminui a reabsorção óssea. A ingestão de cálcio estabelece um equilíbrio, fazendo com que a absorção de cálcio e a perda no suor, urina e fezes não causem uma redução da massa óssea.
O diagnóstico de osteoporose pode ser feito pela presença de fratura por fragilidade, principalmente na coluna, quadril, punho, úmero, costelas e pelve; ou através do T-score ≤-2,5 desvios-padrão (SD) com base na densidade mineral óssea (DMO) medida por absorciometria de raios-x de dupla energia (DXA).
A fragilidade dos ossos nas mulheres é causada pela ausência do hormônio feminino, o estrogênio, que os tornam porosos como uma esponja. É a maior causa de fraturas e quedas em idosos.
A osteoporose é uma doença que podemos prevenir. Algumas medidas podem reduzir o risco de uma pessoa desenvolver osteoporose e em uma pessoa que já tenha osteoporose, que os ossos se tornem mais fracos. E quanto mais cedo essas medidas forem tomadas mais eficaz será a prevenção.
Veja abaixo, uma lista do que inserir em seu cardápio para fortalecer os ossos: