látex
Ela é fonte de matéria-prima para a fabricação vários produtos, desde pneus a utensílios de cozinha, incluindo brinquedos, luvas de borracha e preservativos. Trata-se da seringueira, árvore nativa da Amazônia, de onde é extraído o látex, seiva que quando coagulada dá origem à borracha natural.
O látex é extraído por meio de incisões na casca da seringueira, processo que é chamado de sangria. Nesse método, é feita a remoção de um pequeno volume de casca da árvore, permitindo o escoamento da seiva. Depois de extraído, há algumas formas de armazenamento do látex para sua posterior comercialização.
A mão-de-obra utilizada para a extração do látex nos seringais era feita com a contratação de trabalhadores vindos, principalmente, da região nordeste. Os seringueiros adotavam técnicas de extração indígenas para retirar uma seiva transformada em uma goma utilizada na fabricação de borracha.
O Ciclo da Borracha corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia. De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 1879 e 1912, revigorando-se por pouco tempo entre 1942 e 1945.
Os Estados Unidos importavam 1000 toneladas, em 1850, e passam para 3000 toneladas, em 1855. Ademais, contribuía o fato de que a invenção da vulcanização (1838), por Charles Goodyar, ainda não havia se incorporado ao processo produtivo industrial da borracha e, portanto, isso também comprimia a demanda externa.
No decorrer do primeiro ciclo da borracha, a região amazônica foi responsável por cerca de 40% de toda a exportação brasileira. O Reino Unido pagava o produto exportado com libra esterlina. No Brasil, o estado de São Paulo é o maior produtor de borracha natural, atualmente.
A borracha já era conhecida pelos índios antes do descobrimento da América. Em 1525, P. d'Anghieria relatou ter visto os índios mexicanos jogarem com bolas elásticas. Charles de la Condamine foi o primeiro a fazer um estudo científico sobre a borracha, que ele conhecera durante viagem ao Peru, em 1735.
Explicação: as consequências foram: integração do estado do Acre ao território brasileiro, aumento da população da Amazônia, crecimentos dos centeos urbanos Manaus e Belém, construção das Rodovias e da estrada de Ferro Madeira- Mamoré.
1879 – 1945
Resposta: O desenvolvimento tecnológico e a Revolução Industrial, na Europa, foram o estopim que fizeram da borracha natural, até então um produto exclusivo da Amazônia, um produto muito procurado e valorizado, gerando lucros e dividendos a quem quer que se aventurasse neste comércio.
O desenvolvimento tecnológico e a Revolução Industrial, na Europa, foram o estopim que fizeram da borracha natural, até então um produto exclusivo da Amazônia, um produto muito procurado e valorizado, gerando lucros e dividendos a quem quer que se aventurasse neste comércio.
O aviamento, termo cunhado na Amazônia, é um sistema de adiantamento de mercadorias a crédito. Começou a ser usado na região na época colonial, mas foi no ciclo da borracha que se consolidou como sistema de comercialização e se constituiu em senha de identidade da sociedade amazônica.
Como base da economia gomífera no ciclo da borracha, o sistema de aviamento não pode ser pensado sem seus principais elementos: o seringal, o seringalista e o seringueiro. O seringal era formado por uma espécie de barracão, onde moravam os “patrões” e algumas famílias de trabalhadores, formando um vilarejo.
De acordo com o professor Ricardo Negrão, aviamento é atributo do estabelecimento empresarial, resultado do conjunto de vários fatores de ordem material ou imaterial que lhe conferem capacidade ou aptidão de gerar lucros. Cada estabelecimento possui um aviamento maior ou menor.
A operação montada por Getúlio Vargas para garantir aos EUA a matéria-prima estratégica na Segunda Guerra Mundial levou à morte 30 mil nordestinos, heróis que foram esquecidos na floresta amazônica.
Significado de Seringal substantivo masculino [Brasil: Amazonas] Designação das matas de seringueiras. Fazenda ou propriedade onde se explora a seringueira e que se encontra mais comumente à margem dos rios.
“soldados da borracha”, que foram brasileiros que atuaram na Segunda Guerra Mundial. ... Dentro da atuação brasileira na Segunda Guerra estiveram em cena mais de 70 mil soldados, cerca de 25 mil integrantes da Força Expedicionária Brasileira, e um pouco mais de 55 mil soldados, atuando na extração do látex.
é a maior fonte de borracha natural, utilizada no transporte, indústria e material bélico. ...
O ciclo da borracha marcou a história do Brasil, com grandes impactos econômicos e sociais na região norte do país, e transformações culturais através da extração do látex da seringueira e comercialização da borracha.
A borracha, extraída da seringueira (Hevea brasiliensis) e do cancho, sobretudo do látex, (Caetilloa ulei), tornou a Amazônia brasileira a fonte produtora de 40% das pélas de goma elástica, no mercado mundial. ... O látex é de grande importância econômica, pois dá origem à borracha natural, de alto valor comercial.
Obtida a partir do látex da seringueira, árvore originária da Amazônia. A seringueira era uma exclusividade da Amazônia. Desde o início da Revolução Industrial, no século XVIII, a borracha passou a ter uma importância grande nas atividades industriais. ... O látex era transformado em grandes bobinas para exportação.
Resposta: Bom a importância do ciclo da borracha para a cidade de Manaus: veio por causa do método da expansão onde ocorreu riquezas e transformações sociais e culturais e riquezas, e com isso veio o crescimento da Cidade de Manaus.
Resposta. a borracha foi muito importante para o enriquecimento da Amazonia naquele periodo.. era uma coisa que dava muito dinheiro e era extraido de plantas locais.. isso facilitou a migracao de pessoas de todo o pais para aquela area aumentando assim a area povoada na Amazonia...
A producao de borracha na Amazonia: a)Favoreceu a ascensão social do seringueiro. b)Propiciou o aparecimento do regatão. c)Instituiu o barracão como unidade produtiva. d)Incentivou o acúmulo de capital e do mercado interno.
O poder da indústria da borracha brasileira sofreu grande declínio no início do século XX, quando começou a concorrência promovida pelo látex explorado no continente asiático pelos empresários holandeses e ingleses. ... A tecnologia desta borracha fez com que a exploração de seringa diminuísse ainda mais.
Explicação: As consequências foram: integração do estado do Acre ao território brasileiro, aumento da população da Amazônia, crecimentos dos centeos urbanos Manaus e Belém, construção das Rodovias e da estrada de Ferro Madeira- Mamoré.