Resposta: os organismos autotróficos são organismos capazes de produzir seu o próprio alimento, podem ser quimiossintetizantes (bactérias) ou fotossintetizantes (plantas, algas e cianobactérias). Organismos heterotróficos não são capazes de produzir o próprio alimento, tendo de consumir outros organismos.
Operárias e zangões Elas limpam os alvéolos da colmeia e as abelhas recém-nascidas, coletam néctar e pólen das flores, cuidam da alimentação das larvas, produzem cera para produção dos favos, elaboram o mel através da desidratação do néctar, produzem a geleia real, defendem a colmeia dos inimigos.
As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose.
Em uma colmeia vive uma sociedade dividida em castas. Estão ali presentes a abelha rainha; as operárias, de quem depende toda a vida na colmeia; e os zangões, que têm como única função a reprodução. Em uma colmeia vive uma sociedade dividida em castas, onde as abelhas do sexo feminino dominam.
A função da rainha na colmeia é reprodutiva, ela passa a vida na colmeia colocando ovos que se transformarão nas futuras abelhas operárias, zangões ou novas rainhas.
A construção da nova colmeia começa rapidamente, as abelhas limpam todo o fundo e resíduos e começam a fixar a fundação do novo favo de mel e num instante a nova célula começa a crescer, essa célula vai sendo preenchida com óvulos de novas abelhinhas.