Flamavet é um anti-inflamatório que possui a função analgésica e antitérmica,e é indicado para gatos com problemas inflamatórios alívio da dor e da inflamação em patologias agudas ou ou crônicas associadas ao sistema músculo-esqueléticos.
Antiinflamatórios como Cataflam, Voltarem e Tandrilax são proibidos para cachorros e gatos, pois são feitos à base de diclofenato, que causa violentos efeitos colaterais como gastroenterite (vômito e diarréia) e falência renal. "O quadro grave aparece depois de dois dias em que o animal está tomando o remédio.
Não deve ser utilizada em animais jovens, pois pode afetar a formação dos ossos e alterar a coloração dos dentes. Nos pacientes com insuficiência renal ou problemas hepáticos, deve ser usada com cautela (VIEIRA & PINHEIRO, 2004).
A fluoxetina foi utilizada no tratamento de cinco gatos domésticos com tricotilomania, apresentando inibição do comportamento de lambedura, com repilação após dois a três meses de terapia.
Tratamento para depressão
A medicação pode ser prescrita para adultos, com o objetivo de aliviar sintomas relacionados às seguintes condições: Depressão (associada ou não à ansiedade) TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) Transtorno de pânico.
CONTRA-INDICAÇÕES O cloridrato de fluoxetina é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade a fluoxetina, gestantes e lactantes. A fluoxetina não deve ser usada em combinação com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) ou dentro de 14 dias da suspensão do tratamento com um inibidor da MAO.
Além disso, um dos efeitos colaterais desse medicamento é a alteração do paladar e a perda do apetite, o que faz com que a pessoa tenha menos fome e vontade de comer, o que contribui para a perda de peso. A fluoxetina serve para o tratamento de casos de depressão, bulimia nervosa e do transtorno obsessivo compulsivo.
O medicamento age no cérebro, aumentando os níveis de serotonina — neurotransmissor que regula o humor, o bem-estar, o sono, o apetite e a concentração, dentre outras funções.
Os investigadores suspeitaram que a resposta retardada à droga antidepressiva ocorre devido aos efeitos de moléculas de sinalização em membranas de células nervosas chamadas de proteínas G.
um dos possíveis efeitos colaterais da fluoxetina é a azia, ou queimação gástrica e as náuseas. Em casos mais importantes, ou que o paciente já tenha algum problema gástrico, pode haver refluxo gastro esofágico (ou seja, parte do ácido produzido do estômago sobe para o esôfago ou "garganta") produzindo esse mal estar.
A fluoxetina não precisa ser usada necessariamente com alimentos, no entanto, quando o paciente apresenta algum sintoma gástrico (azia, enjoo ou dor) é aconselhável que o uso se dê após uma refeição, que não necessita ser forçosamente o desjejum.
Há interação e riscos? Os medicamentos que você citou podem ser usados em conjunto com segurança. O Prozac (Fluoxetina) aumenta o nível do Omeprazol no sangue. Os anti-hipertensivos Hidroclorotiazida e Olmesartana devem ser avaliados e prescritos por médico clínico ou cardiologista.
Olá!!! Vc não deve descontinuar o uso do medicamento subitamente. Para ser retirado deve ser feita o desmame gradual... para vc não ter sintomas de descontinuação e abstinência.