O carimbó é um ritmo amazônico, típico do Pará, que nasceu das mãos calejadas e dos pés descalços dos agricultores paraenses. Um ritmo, uma dança, uma identidade. O nome carimbó ou curimbó vem do tupi: curi é pau oco e m'bó é furado. ... O jeito de dançar em rodopios, com a formação de casais, é bem português.
Para além de um ritmo, ele expressa a identidade cultural, artística, social, ambiental e histórica da região amazônica no estado do Pará. O nome carimbó deriva do instrumento de percussão indígena chamado de curimbó, que na língua Tupi quer dizer pau oco.
A dança do carimbó é feita em pares, que formam uma roda. O rapaz convida a moça para a dança batendo palmas na frente dela. Com as saias, as mulheres executam movimentos tentando cobrir a cabeça dos seus pares. Há passos que imitam movimentos de animais.
Misture ½ xícara de álcool com 2 colheres de chá de tinta. Se achar que é necessário acrescente mais tinta para que fique uma cor mais forte. Porém, tenha em mente que dura pouco. Misture a tinta líquida para tecido e o álcool isopropílico, sacuda bem.
Sim, carimbar com tinta de PVA é muito legal, principalmente em madeira. No papel ela demora a secar e dá um efeito de marca d´água com o contorno marcado. Mas na madeira fica espetacular. Se você quer fazer algum trabalho em madeira, uma caixa ou outra coisa, você pinta a caixa e depois carimba por cima.
A tinta preta permanente mais popular pode ser preparada em casa usando os seguintes materiais:
Começamos colocando maizena e água nos potinhos (a quantidade exata vai depender de cada um. Quando mais água, menos consistente vai ser a tinta. Depois de misturado, acrescente o corante de alimentos e o detergente.
CARTUCHO COM LÍQUIDO (REFIL), NA COR AZUL, PARA REPOSIÇÃO DE PINCEL DE QUADRO BRANCO, CAPACIDADE 5,50ML, COMPOSIÇÃO DE RESINAS TERMOPLÁSTICA, TINTA A BASES DE ÁLCOOL, PIGMENTOS, SOLVENTES E ADITIVOS.
Preparo do substrato para a tinta Gelatina como substrato 1. Aqueça 250 mL de água destilada em um béquer; 2. Adicione 12 g de gelatina sobre a água fervida e misture até a completa dissolução; 3. Adicione 250 mL de água fria e misture novamente.
Como fazer:
O processo de escrever em lousa perfeitamente é muito simples:
Para decorar sua parede com frases de poemas ou letras de músicas a dica é monta-las com recortes de revista, escrever com pincel e tinta, ou escrever por cima de uma tinta apropriada para receber giz de cera ou giz comum, se você quiser mudar a frase, por exemplo.
Passos
Alinhe o número ou letras pela fita da base e marque com uma caneta na parede onde encostar as pontas dos arames para a furação. Fure exatamente nas posições marcadas em profundidade suficiente para o encaixe dos chumbadores (arames). Tome cuidado para não aumentar muito o diâmetro dos furos.
Segundo a fiscal de obras e posturas da Prefeitura (PMDM), Danielle da Silva Araújo de Carvalho, o proprietário do imóvel deve solicitar individualmente a numeração para sua residência. "O primeiro passo é procurar o setor de protocolo da prefeitura e requerer a numeração via documento padrão, fornecido pelo órgão.
Quando a Prefeitura oficializa um bairro, os números das casas precisam ser regularizados. O proprietário do imóvel deve comparecer ao setor de cadastro da Subprefeitura do bairro onde mora e informar o número de contribuinte, identificado no IPTU.
Uma dica para quem está começando é que monte cada número sem colar, para fazer tudo perfeitinho, corrigindo os erros com calma, e somente depois fixe os cacos com cola, nos lugares exatos. Lembre-se sempre que as pastilhas devem ser coladas com o lado liso para cima. Neste mosaico, sempre faço os números primeiro.
Corte a madeira na medida desejada e lixe bem. Aplique o verniz umas 3 demãos. Aplique o piche somente na parte que será fincada na terra (caso haja) – o espaço que deverá pintar, vai depender da altura da sua peça, mas uns 50cm creio que esteja de bom tamanho. Fixe os números.
Como fazer uma placa de número para casa em mosaico: