Ciclo celular é o nome dado às diversas modificações que ocorrem em uma célula, desde o seu surgimento até a sua divisão em duas células-filhas. A interfase e a mitose constituem as principais fases do ciclo celular.
A ciclina E é uma proteína pertencente à família das ciclinas. ... Além disso, o complexo é capaz de fosforilar a proteína do retinoblastoma, liberando E2F e facilitando a entrada na fase S do ciclo celular.
Essas oscilações são o resultado de quatro mecanismos de regulação das atividades das CDK: fosforilação ou desfosforilação da CDK, degradação controlada da subunidade ciclina, síntese periódica de CDK e ciclinas, e a ação das proteínas inibidoras específicas de CDK.
O ponto de checagem é um estágio no ciclo celular eucarionte em que a célula examina sinais internos e externos e "decide" se irá continuar ou não a divisão celular.
é importante porque o ponto de checagem detectam problemas com o DNA, se o ciclo celular for interrompido a célula pode tentar completar a sua replicação de DNA ou reparar o DNA danificado.
A apoptose pode ser desencadeada por diversos fatores: ligação de moléculas a receptores de membrana, agentes quimioterápicos, radiação ionizante, danos no DNA, choque térmico, falta de fatores de crescimento, baixa quantidade de nutrientes e níveis aumentados de espécies reativas do oxigênio (ROS).
NECROSE. A necrose se caracteriza pelo tamanho celular aumentado (edema), alterações nucleares (picnose, cariorréxis, cariólise), membrana plasmática danificada e extravasamento de conteúdo celular para fora da célula, além do aumento da eosinofilia.
Uma vez que a membrana plasmática da célula danificada não pode mais controlar a passagem de íons e água, a célula incha, e seus conteúdos vazam por furos na membrana plasmática. Isso causa, muitas vezes, inflamação nos tecidos circundantes à célula morta.
A morte induzida pela ausência de sinais célula-célula é um importante mecanismo de controle do número celular ao longo do desenvolvimento e, na vida adulta, uma célula fora do seu local adequado não tem serventia para o organismo como um todo e, portanto, deve ser “sacrificada”.
Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial. ... As mitocôndrias possuem o seu próprio DNA, que é distinto do DNA nuclear.
As organelas celulares chamadas mitocôndrias são os árbitros da apoptose, elas podem dar continuidade a ação ou retardá-la. As mitocôndrias contêm enzimas que produzem apoptose, e que adiam o processo.
Mas é a Criolipólise? Bom essa faz a famosa apoptose, que é a morte da célula de gordura. Isso é ótimo, e como isso acontece? Através do congelamento das células de gordura, que mudará o estado destas, cristalizando os adipócitos, o que os torna “células estranhas” ao corpo.
Organelas celulares
Sobre a apoptose, é correto afirmar que a) ocorre com todas as células. b) é um processo desencadeado quando, no ponto de checagem GI, a célula não recebe o sinal de continuidade do ciclo celular. c) por causar a morte da célula, impede que o ciclo celular ocorra mais de uma vez.
A autofagia renova estruturas celulares em desuso. A apoptose provoca a morte programada de certas células, auxiliando a modelagem dos tecidos e órgãos dos seres multicelulares. A heterofagia corresponde à digestão, por enzimas lisossômicas, de materiais englobados pela célula, por fagocitose ou pinocitose.