O lucro econômico é a diferença entre a receita da empresa e os custos de oportunidade. ... O lucro contábil (que também é conhecido como resultado financeiro), por sua vez, é mais direto. Ele considera apenas a matemática do cálculo onde o lucro é o resultado da receita total menos os custos explícitos totais.
Lucro contábil = Receita – custos explícitos; Lucro econômico = Receita – Custos explícitos e custos implícitos (Custos de oportunidade).
Lucro (do termo latino lucru), em sentido amplo, é todo ganho ou vantagem obtidos. No campo mais estrito da economia, é o retorno positivo de um investimento, deduzido dos gastos que este exigiu. ... O lucro econômico é, portanto, o retorno ao proprietário do capital social, dinheiro ou títulos investidos inicialmente.
Lembrando: resultado econômico é o lucro ou prejuízo em termos de ativos, e resultado financeiro é quanto à disponibilidade momentânea de dinheiro.
Lucro normal: Custo de oportunidade do capital (ex: aplicação do lucro contábil no mercado financeiro) Lucro extraordinário (lucro extra ou econômico): diferença entre a receita e total dos custos contábeis e custos de oportunidade.
O lucro normal pode ser associado a uma espécie de taxa de rentabilidade média do mercado. O que exceder ao lucro normal é chamado de lucro extraordinário: o empresário recebe mais do que deveria receber, de acordo com seu custo de oportunidade.
As principais diferenças entre a visão econômica e a contábil-financeira são: 1) Custos de Oportunidade e custos contábeis: enquanto a avaliação contábil financeira está nos custos contábeis, que são os custos históricos de quanto à empresa efetivamente pagou para a compra e/ou aluguel dos insumos, a análise econômica ...
Situação Financeira é a capacidade da empresa para pagar as suas dívidas. Para que a empresa tenha uma boa situação financeira é preciso que tenha recursos suficientes para pagar suas obrigações em dia.
Antes de mais nada, saúde financeira representa planejamento e compromisso. Diz respeito ao bom cuidado das receitas, despesas, investimento, caixa, entradas e saídas e qualquer dinheiro de uma empresa. Ou seja, ser financeiramente saudável quer dizer mais sobre ter todas as movimentações de dinheiro sob controle.
Estabilidade financeira é a segurança de manter a mesma renda independente do cenário econômico, político e do mercado de trabalho. Em resumo, é não ter medo de perder toda sua renda da noite para o dia e, com isso, enfrentar sérios problemas com dinheiro, chegando até mesmo ao superendividamento.
Estar saudável financeiramente permite que você tenha uma vida estável, com momentos de lazer e com a ideia de que ao cuidar do dinheiro, você ganha um aliado e não um inimigo.
Fazer compras impulsivas e imediatistas é muito prejudicial para a sua saúde financeira. Esse comportamento não permite que o consumidor compare todos os preços disponíveis e, como resultado, afeta o orçamento.
Confira dez passos para cuidar bem do seu bolso:
De maneira geral, um negócio com boa saúde financeira tem dinheiro em caixa, liquidez e, se por algum motivo precisar fechar as portas, tem condições financeiras de honrar todos os compromissos e ainda ficar com saldo positivo. A organização e planejamento são peças-chave nesse contexto.
Finanças são os recursos financeiros e econômicos. interferem na vida das pessoas e das organizações porque ambos recebem ou levantam, gastam ou investem dinheiro.
Permite um maior controle de gastos A vantagem mais evidente de um planejamento financeiro é ter um controle maior sobre as suas receitas e despesas.
10 Dicas Para Organizar Sua Vida Financeira
8 dicas matadoras para sair do vermelho
Veja as dicas:
Casados devem deixar todas as contas na divisão proporcional, e separar porcentagens para investimentos futuros, poupança, e investimentos nos filhos. Com uma conta de despesas compartilhadas, cada um contribui com uma porcentagem definida e paga todas as contas.
4 hábitos dos casais que conseguem economizar juntos
Se ambos os cônjuges possuem renda, a dica é dividir as despesas. Definir o que cada um irá pagar pode ser uma boa estratégia de finanças para casais. Uma boa opção é dividir as contas de forma proporcional com a renda de cada um. Assim, o orçamento das finanças do casal não ficará sobrecarregado.