Na mitose ocorre apenas uma divisão celular, já na meiose ocorrem duas divisões, denominadas de meiose I e meiose II. A duplicação dos cromossomos ocorre antes do início da mitose e da meiose I, numa fase denominada interfase. Ao final da mitose, terão sido originadas duas células-filhas idênticas à célula parental.
Mitose: uma célula-mãe produz duas células filhas exatamente iguais a ela. Então, o número de cromossomos das células-filhas é o mesmo que o da célula-mãe. Meiose: uma célula-mãe produz quatro células filhas. O número de cromossomos das células filhas é a metade do número da célula-mãe.
Na formação de espermatozoides e de óvulos, ocorre outro tipo de divisão celular: a meiose. Nesse caso, os cromossomos também se duplicam no núcleo da célula-mãe (diploide), que vai se dividir e formar gametas (células-filhas, haploides).
A diferença entre a metáfase da mitose e da metáfase I da meiose é que enquanto na metáfase da mitose são as cromátides irmãs que migram para pólos opostos da célula na metáfase I da meiose são os cromossomos homólogos que migram para os pólos opostos da célula.