Fonte de fibras, o cajá-manga também carrega carboidratos, vitaminas A, C e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.
Assim como toda fruta, o cajá pode ser consumido em sua forma natural e acrescido em sobremesas, saladas de frutas ou sucos.
Modo de Preparo
Cajarana tem 46 calorias (100g)
Confira a lista para facilitar a inclusão na sua vida de uma dieta saudável e rica em nutrientes fundamentais para a saúde
Confira a seguir os 5 alimentos que devem ser evitados e como substituí-los na dieta:
6 alimentos que você precisa comer para viver bastante
A base de uma alimentação saudável consiste em dar preferência para os alimentos in natura ou minimamente processados, também chamados de “comida de verdade”, como frutas, verduras, legumes, tubérculos ou raízes, oleaginosas, carnes, ovos e grãos.
Resposta. Tem de dar maior importância aos alimentos naturais pois os mesmos são mais saudáveis que os produtos industrializados como enlatados e em embalagens. Além disso, eles tendem a estragar mais rápido se comparar com os produtos industrializados, logo, tem de serem consumidos em um prazo menor.
Recomenda-se ingerir de 5 a 9 porções/dia. Uma porção equivale a 4 colheres (sopa) de arroz ou 1 e ½ unidade de batata cozida ou 1 pão francês ou 5 unidades de biscoito tipo “cream cracker”. O programa alerta que eles são a fonte de energia do organismo.
Então por exemplo, se uma pessoa precisa ingerir 2000 calorias por dia, pelo menos 1000 a 1200 calorias precisam ser provenientes de carboidratos. Cada grama de carboidrato corresponde a 4 calorias. Então, a quantidade em gramas de carboidratos diária para essa pessoa varia entre 250g e 300g.
O ideal é que metade do prato contenha alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, como verduras e legumes. A outra metade deve ser dividida entre proteínas e carboidratos, sendo cerca de 25% cada um. Quanto mais colorido e variado for o prato, melhor.
De acordo com o Ministério da Saúde, inclusive, o ideal é que cada pessoa consuma cerca de 300 e 500 g de carne por semana (o que significa um bife bem pequeno por dia). Vale destacar que isso inclui carnes vermelhas e brancas (ou seja, frango e peixe - apesar de serem menos gordurosos - entram no mesmo pacote).