hidróxido de sódio
A produção do sabão e do sabonete segue praticamente a mesma regra básica: é uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material alcalino, isto é, de caráter básico. Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecida como soda cáustica.
A composição química do sabão é basicamente algum sal de ácido carboxílico que possui uma cadeia carbônica longa apolar e uma extremidade polar. Não pare agora... ... Para a obtenção de sabões mais moles, utiliza-se o hidróxido de potássio (KOH) no lugar do hidróxido de sódio (NaOH) na reação de saponificação.
Como veremos, o sabão é uma substância obtida pela reação de gorduras ou óleos com hidróxido de sódio ou de potássio. O produto desta reação é um sal (reação de um ácido com uma base). Sabe-se que os sais são substâncias que possuem, pelo menos, uma ligação com caráter tipicamente iônico.
Em termos gerais, a reação de saponificação ocorre quando um éster em solução aquosa de base inorgânica origina um sal orgânico e álcool. ... Falando quimicamente, seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico).
Podemos definir que o sabão é um produto bruto, mais alcalino e mais puro utilizado em limpezas 'pesadas' mais difíceis. Já o sabonete é um produto mais 'leve', mais suave, pouco cáustico, destinado a uso de higiene pessoal. Em geral, o sabão é então a matéria-prima para fabricação de sabonete.
Para montar uma fábrica de sabão caseiro pequena é preciso um espaço de 30 m², no mínimo. Se for algo artesanal, o investimento para começar fica na faixa dos R$ 2 a R$ 5 mil Reais....3. Monte a estrutura de trabalho
Passo a Passo: Como fazer sabão em pó caseiro
Sabão em pó com 3 ingredientes
Bicarbonato de Sódio: Ele limpa tudo, não agride os tecidos e potencializa o efeito de todos os ingredientes. Fininho, não influencia na textura e nem no uso direto junto ao sabão em pó.
Coloque o óleo em uma bacia ou balde de plástico grande o suficiente para mexer sem derramar. Reserve. Esquente a água até formar bolhas na lateral da panela. Desligue o fogo, dissolva o sabão em pó em ½ litro de água quente.
Para acabar com o cheiro de óleo usado ao fazer sabão caseiro, você pode usar duas opções: limão ou batata inglesa. No caso do limão, basta pingar algumas gotas do suco no óleo usado filtrado e levar ao fogo para esquentar um pouco. Lembre-se de só retornar o óleo usado para a garrafa pet quando ele estiver frio.
Acrescente devagar a água fervendo. Adicione o sabão em pó e mexa devagar para que não forme muita espuma. Coloque na mistura o vinagre de álcool, o bicarbonato de sódio. Mexa levemente mais um pouco e, depois que esfriar, passe tudo por uma peneira.
A medida certa basta para manter as roupas limpas e cheirosas. Se a sua máquina de lavar for de 5 kg a 7,5 kg, então você pode usar meio copo americano de sabão em pó. Caso a máquina seja de 8 kg a 12 kg, você pode colocar um copo americano cheio.
Quantidade certa de detergentes na lavagem da roupa