Os livros do Antigo Testamento aceitos por todos os cristãos como sagrados (chamados protocanônicos pela Igreja Católica) são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, ...
A Bíblia está dividida em duas grandes partes – Velho e Novo Testamentos -, escritas em épocas diferentes e em línguas distintas (respectivamente em hebraico e grego). O texto bíblico está organizado em livros, capítulos (contendo títulos) numerados e versículos numerados.
A Bíblia está organizada em duas partes:Velho Testamento e Novo Testamento. Cada livro está organizado com : Tema,capítulos numerados,versículos numerados. O livro de Salmos contém 150 capítulos numerados e versos numerados. O velho Testamento contem 39 livros,o Novo Testamento contém 27 livros.
Recomendo começar pelas cartas menores e mais simples: Tiago, Filemón, Tito e Judas. Das outras maiores sugiro seguir em ordem de aparição, somente deixando Romanos para o final. Por quê? A Epístola aos Romanos é um "resumo" de toda a Bíblia!
No início, a Bíblia está em ordem cronológica. Se você ler os livros de Moisés na ordem em que eles aparecem, você está lendo a história bíblica em sua seqüência apropriada. E, claro, o Antigo Testamento é cronologicamente antes do Novo Testamento.
Como estudar a Bíblia? Aprenda em 11 passos
Numa iniciativa aguardada por todos, a Bíblia em Ordem Cronológica apresenta as Escrituras na ordem dos fatos ocorridos. Mas não se trata de uma ordem que leva em conta somente o calendário. A cronologia vai além, focalizando a história e o tempo dos acontecimentos.
Na tradição cristã os Quatro Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, são os autores atribuídos à criação dos quatro evangelhos do Novo Testamento, os quais são: Evangelho segundo Mateus. Evangelho segundo Marcos. Evangelho segundo Lucas.
Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto. O evangelho de Lucas foi escrito para convertidos não judeus e rastreia a genealogia de Jesus até Adão, fazendo dele uma figura universal.
O Evangelho de Lucas
Alguns estudiosos acreditam que o Evangelho de Mateus foi composto na parte final do primeiro século por um judeu cristão, o período mais aceitável por evidências históricas é entre a queda de Jerusalém 70 D.C. e de Inácio de Antioquia escrever a Epístola aos Esmirniotas ao redor de 115 D.C., na qual Inácio cita a " ...
235). Resumo: o evangelho de Mateus é fruto da percepção elaborada por uma comunidade de seguidores, que interpreta a mensagem de Jesus, com base em sua própria realidade. É formada por judeu-cristãos, na cidade de Antioquia, Síria.
Há quatro ofícios distintos de Cristo apresentados nos Evangelhos. Ele é apresentado como: Rei em Mateus, Servo em Marcos, Filho do homem em Lucas e Filho de Deus em João. ... Este Evangelho apresenta Jesus como o cumprimento de todas as expectativas e esperanças messiânicas.
Salomé (discípula)
Nazaré, Israel
Levi era o nome de família de Mateus (seu nome de infância, Lc 3.
Mateus (evangelista)
São Tiago foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento entre os três mais próximos apóstolos de Jesus, junto com os irmãos Pedro e André e seu irmão mais novo João. ... Filho de Zebedeu e de Salomé fazia parte de um grupo de pescadores, formado por seu pai, seu irmão João e também Pedro.
De todo modo, esse primeiro livro do Novo Testamento, a Epístola de Judas, é um texto escrito por Judas irmão de Tiago. Esse Judas era também meio-irmão do próprio Jesus Cristo. Ou seja, nada tem a ver com o famoso Judas apóstolo, conhecido por trair Jesus.