Para eles, o prato doce (Yin) complementa o salgado (Yang), assim como o frio (Yin) e o quente (Yang), e o macio (Ying) e o crocante (Yang). Além do conceito do equilíbrio entre Yin e Yang, a culinária segue o dos cinco elementos: fogo, madeira, terra, metal e água.
Eles designam estados dinâmicos entre os quais oscilam ritmicamente todos os fenômenos naturais. Nada é totalmente yin ou yang. A ordem natural é uma ordem de equilíbrio entres os dois opostos (yin e yang). Tudo que tem vida e está no ambiente (pessoas, alimentos, animais, lua, sol...)
É recomendável comer duas a três refeições quentes diariamente e fortalecer o corpo com alimentos que aquecem o Rim, especialmente para a deficiência de Yang do Rim. Recomenda-se a combinação de terapia nutricional com alimentos que fortalecem o Aquecedor Central.
Os alimentos Yin são alimentos frios ou frescos; eles têm um efeito refrescante e calmante sobre o corpo. Exemplos: lacticínios, frutas (especialmente frutas tropicais como banana, frutas cítricas), água mineral, tomate, trigo. Os alimentos Yin são uma terapia importante para distúrbios do calor,.
Por isso, elaboramos uma pequena lista com alguns alimentos que o podem ajudar a manter-se quente, durante esta época.
Em geral pode-se consumir o seguinte:
Alimentos recomendados
Recomendações Pós-Gengivectomia/Gengivoplastia Exemplos incluem sopas, iogurtes, frutas batidos, smoothies e purê de batatas; Tome os remédios conforme a prescrição para evitar infecções; Mantenha sua boca limpa, uma boa higienização vai garantir um saudável pós cirúrgico.
entre 24 e 72 horas: ausência de dor e persistência do edema cirúrgico; gengivas ainda avermelhadas; entre 3 a 7 dias: ausência de dor e diminuição sensível do edema; gengivas adquirem coloração normal ou próxima da normalidade; entre 7 a 14 dias: gengivas adquirem coloração normal; ausência de edema cirúrgico.
Para que os tecidos da gengiva possam cicatrizar mais rápido, diminuindo a dor e o inchaço deve-se comer alimentos ricos em proteína como ovo cozido, frango desfiado ou peixe assado, por exemplo. Estes alimentos contém os nutrientes que o corpo precisa para fechar a ferida mais rápido, acelerando a cicatrização.
Quando não indicada corretamente pode acarretar sensibilidade pós operatória, aumento exagerado dos dentes, aparecimento de espaços escuros entre os dentes. Por isso antes de realizar um procedimento desse porte converse bastante com o profissional que irá atende-lo(a) além de se informar se ele tem esta especialidade.
Comparado a procedimentos estéticos sofisticados com lentes de contato dental, a gengivoplastia é um tratamento com preço bastante em conta. Em média, os valores do procedimento para um protocolo com até 6 dentes variam entre R$800,00 a R$2000,00.
Gengivoplastia tem contraindicações! “E também para quem apresenta hiperplasia gengival, que é o crescimento desordenado das gengivas”, completa ela. Assim, o procedimento pode ser recomendado tanto para quem busca uma melhoria estética, tanto para aqueles que têm problemas bucais.
O periodontista ou cirurgião dentista retira o excesso de gengiva com um laser ou bisturi e, se preciso, faz a correção de outras imperfeições, como gengiva torta, deslocando a gengiva para baixo, para cima ou para os lados, de acordo com o objetivo da cirurgia. Lembrando que não há cicatrizes e muito menos pontos.
Quem usa aparelho ortodôntico pode fazer a gengivoplastia? Pacientes que passam pelo tratamento ortodôntico muitas vezes deixam de cuidar adequadamente da higiene dental, o que possibilita o crescimento gengival. Quando isso acontece, o dentista afirma que a cirurgia pode sim ser feita.
Tempo médio da cirurgia gengival Uma cirurgia plástica gengival simples, como um aumento de coroa clínica (o que aparece para fora da gengiva) pode durar uns 30 minutos; já uma cirurgia de enxerto gengival livre, uma cirurgia do sorriso gengival podem durar até uma hora e meia.
Enxertos das gengivas Escovar os dentes durante dois minutos, duas vezes ao dia com uma pasta de dentes com fluoreto de sódio ou com uma pasta de dentes especializada para a saúde diária das gengivas como parodontax, ajuda a remover a placa bacteriana para manter as suas gengivas e dentes saudáveis.
O sorriso gengival é o motivo mais comum para fazer a gengivoplastia. Por outro lado, a cirurgia também é indicada quando precisamos facilitar a erupção da dentição retida e exposição de cáries subgengivais. Para saber se você pode ou precisa fazer esse procedimento, consulte um cirurgião dentista de confiança.
A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico odontológico que tem como finalidade refazer o contorno da gengiva nos dentes (envolvendo ou não plastia de tecido ósseo) e geralmente é realizado no próprio consultório do dentista. A especialidade que trata desse problema estético é a periodontia.
A recessão gengival (retração) não é um problema exclusivo de pacientes em tratamentos ortodônticos – e tampouco resultado direto da movimentação dos dentes nesses indivíduos. Na verdade, a maior causa para a exposição de raízes em dentes movimentados ortodonticamente é a placa bacteriana acumulada junto às gengivas.
Olá! o retorno ao mesmo nível após gengivoplastia pode ocorrer pela falta de remoção do contorno ósseo dos dentes quando este está muito próximo da margem gengival, também pode ser causado devido a inflamação gengival devido ao acúmulo de bactérias, ou ainda por uso de alguns medicamentos ou aparelho ortodôntico.