Com a aferição das medidas antropométricas objetiva-se avaliar crescimento pondo-estatural. As medidas utilizadas são: Perímetro cefálico (PC), torácico (PT), circunferência abdominal (CA), comprimento e peso.
Os sinais vitais normais de um recém-nascido são: Frequência cardíaca: entre 120 e 160 batimentos por minuto. Frequência respiratória: entre 30 a 50 respirações por minuto, por vezes irregular e com pausas até cinco segundos. Temperatura do corpo: cerca de 37°C, com variações entre os 36,5°C e os 37,5°C.
Como a criança cresce, a frequência cardíaca vai diminuir. Em recém-nascidos, de 130 a 150 batidas por minuto, são consideradas normais, quando eles estão em repouso. Mas, para uma criança de 6 anos, o ritmo é tido como muito rápido. Em um adolescente atlético, a frequência normal é de 50 a 60 batimentos por minuto.
A freqüência respiratória considerada normal para crianças varia conforme a idade: até 2 meses: até 60 movimentos respiratórios por minuto (mrm) 2-11 meses: até 50 mrm. de 1-4 anos: até 40 mrm.
Como é a respiração normal de um bebê dormindo? A respiração dos bebês varia de rápida e profunda a mais vagarosa e superficial. Esses ciclos podem ter intervalos de alguns segundos e depois retomam um ritmo progressivamente mais intenso.
Esse período se dá normalmente entre os 15 dias e 90 dias de vida. Choro de fome, frio, calor, molhados ou assustados é normal também entre estes dias, porém o choro de cólicas é característico, o bebê se espreme, fica vermelhinho, bastante irritado e tende a durar até três horas seguidas.
A respiração ofegante pode ser considerada normal após a realização de uma atividade física de maior intensidade, no entanto quando se torna frequente e não melhora mesmo após o repouso, pode ser sinal de problemas respiratórios ou cardíacos, sendo importante consultar o clínico geral para que se possam fazer exames e ...
Sintomas de refluxo no bebê
Os casos mais leves podem ser prevenidos apenas com medidas posturais/comportamentais, como: reduzir o tempo das mamadas, evitar balançar ou trocar a fralda do bebê após as refeições, achar uma posição adequada para a hora da amamentação, evitar roupas que apertem a barriga da criança, colocá-la para arrotar por mais ...
O refluxo acontece porque o esfíncter esofágico inferior do bebê, que é o anel entre o esófago e estômago, pode ainda não estar bem formado. Por isso, esse anel pode permanecer aberto depois que a criança mama, permitindo que o que está no estômago volte e seja regurgitado.
O refluxo gastroesofágico está associado à regurgitação – também conhecida como golfada – e caracteriza-se pelo retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, com ou sem ocorrência de regurgitação e/ou vômito. Na maioria das vezes, não causa sintomas graves e pode acontecer algumas vezes por dia em bebês.
O bebê que "golfa" na maioria das vezes não está doente, apresenta refluxo fisiológico. Ocorre, principalmente após a alimentação, desencadeados pela manipulação da criança, no momento da troca de fraldas, durante o banho ou brincadeiras.
A regurgitação é a passagem de conteúdo do estômago para a boca de forma involuntária, sem esforço e sem ejeção (eliminação forçada ou “violenta”) do conteúdo alimentar. Já o vômito é uma resposta voluntária e coordenada da criança que causa a expulsão forçada do alimento.
Não movê-lo de repente nos 20 a 30 minutos após mamar. Isso evitará que ele engula muito ar. Não alimentá-lo demais....Como saber se meu bebê está vomitando ou regurgitando?
Mas como podemos diferenciar? É fácil, o vômito é quando a criança expulsa o conteúdo gástrico fazendo força, é uma atividade reflexa e que conta com a participação dos músculos, que muitas vezes é acompanhada de náuseas, sudorese e mal estar. Quem já vomitou sabe do que estamos falando.
É comum que os bebês vomitem nas primeiras semanas de vida. É uma condição normal porque eles estão se acostumando a receber alimento de uma forma diferente e seus corpinhos estão em pleno desenvolvimento.
O que fazer quando o bebê vomita Quando o bebê vomita é importante não insistir na mamada e, na refeição seguinte, deve-se dar de mamar ou a mamadeira como normalmente. Além disso, durante períodos de vômito, é recomendado deitar o bebê de lado, e não de dorso, para evitar que sufoque, caso vomite.
O vômito é uma eliminação desconfortável, involuntária e forçada de alimentos. Nos bebês, o vômito pode ser distinguido da regurgitação. Os bebês com frequência regurgitam pequenas quantidades quando são alimentados ou logo depois, normalmente enquanto se tenta fazê-los arrotar.
Remédio para vômito infantil Se a criança estiver com vômito é importante beber muitos líquidos como chá, água ou água de coco, por exemplo, para prevenir a desidratação. A criança pode também tomar um soro caseiro ou sais de reidratação oral, que podem ser comprados na farmácia.
Os vómitos são causados por irritação do estômago e do aparelho digestivo resultante de uma infecção viral conhecida pelo nome de gastroenterite (vírus no estômago). Os vómitos duram geralmente apenas um ou dois dias, embora possam durar mais tempo.