Antropologia Interpretativa A Antropologia Hermenêutica ou Interpretativa dos anos 60 irá estabelecer a cultura como uma hierarquia de significados, a partir da leitura que os “nativos” fazem de sua própria cultura. Seu maior representante é Clifford Geertz e seu livro “A interpretação das culturas”, publicado em 1973.
A concepção que define a antropologia interpretativa é a busca pelo entendimento sobre o indivíduo humano, como o único primata que sabia distinguir água benta de H2O assim como outros elementos que apenas com a percepção podem ser diferenciados.
Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. ... "A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes. ... Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.