Se neste momento a criança for estimulada e motivada, ela passa pelas outras 4 fases do ensino da natação que são: Iniciação, aperfeiçoamento I, aperfeiçoamento II e Treinamento / Condicionamento, com uma ampla gama de habilidades, tornando o processo de aprendizagem mais interessante e desafiador.
As fases que se deve dominar antes de iniciar a aprendizagem dos nados são: os primeiros contatos com a água, a respiração, a flutuação, a propulsão e a entrada na água. Após a aprendizagem destas fases é que serão introduzidos os nados propriamente ditos.
Logo, a natação é uma das atividades mais recomendadas nessa fase, pois é uma ótima maneira de iniciar a aprendizagem organizada. É possível afirmar que a educação por meio da natação possui papel importante na construção corporal, no processo de maturação e no desenvolvimento motor.
Nesta concepção, segundo Machado (1978), pode-se dividir o aprendizado em fases, as quais levam à realização do objetivo por completo da adaptação ao meio líquido: flutuação, respiração, propulsão e o mergulho elementar.
No aspecto cognitivo o contato com a água seja ela na natação ou hidroginástica estimula o desenvolvimento da aprendizagem e o poder de concentração, o aluno se interage com a água por meio de movimentos compreendendo o motivo pelo qual a água responde os estímulos emitidos pelo seu corpo.
A adaptação ao meio aquático, inicia-se logo quando o aluno avista a piscina. A primeira fase de adaptação, é uma fase de descoberta, ou seja, uma aproximação ao novo meio. O aluno só entrará na piscina quando se sentir seguro, para isso tem que estudar o novo meio a que é proposto.
A adaptação ao meio aquático compreende a aquisição de habilidades aquáticas fundamentais, atitudes e aprendizagens, descendendo à aquisição de habilidades aquáticas mais avançadas, como as técnicas de nado e segurança no meio aquático.
→ ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO É o período de domínio do corpo no meio aquático ou seja, é o primeiro momento de familiarizar-se com o meio aquático, adquirindo confiança e domínio da água, após esta fase, o aluno irá aprender as técnicas dos nados.
O curso de Natação: Adaptação ao meio aquático levanta questões básicas sobre as 3 principais variáveis para poder aprender a nadar. São elas: Respiração, Flutuação e Propulsão.
Nesse contexto, a importância da natação no desenvolvimento psicomotor, é poder melhorar capacidade física e habilidade das crianças nos anos iniciais, ajuda a desenvolver coordenação dos membros superiores e inferiores, agilidade, equilíbrio e lateralidade possibilitando melhora no desenvolvimento motor e no processo ...
Natação é o ato de mover-se e sustentar-se na água, por impulso próprio, com movimentos combinados de braços e pernas.
A prática de exercício físico dentro de água é extremamente agradável e permite a qualquer pessoa, independentemente dos seus condicionalismos ou condição física, melhorar a sua saúde de forma confortável.
As atividades físicas aquáticas trazem benefícios para pessoas de todas as idades, reduzindo também os níveis de depressão, além de proporcionar um estilo de vida mais saudável, a prática dessas atividades melhoram a capacidade funcional do corpo e contribui para a maior qualidade de vida.
Os benefícios das atividades aquáticas são muitos, por exemplo, no que se refere ao aspecto físico, a estimulação de toda a musculatura e manutenção do tônus muscular, efeitos benéficos sobre o sistema respiratório e cardiovascular, não tem impacto nas articulações e tendões, recuperação de enfermidades, entre outros.
Os exercícios realizados dentro da água promovem o fortalecimento muscular, devido à pressão hidrostática, exercida quando o corpo está submerso, e possuem efeito massageador que favorece a circulação sanguínea.
A prática esportiva promove inúmeros benefícios, como redução dos riscos de doenças, melhora na formação do corpo, diminuição do estresse e do nível de ansiedade, melhora da coordenação motora, proteção dos ossos e das articulações, e manutenção de uma vida saudável.
O esporte estimula o uso do diafragma, proporcionando uma respiração correta. Além de fortalecer a musculatura do pulmão, o exercício fortifica os músculos do coração, reduzindo a chance de doenças cardíacas. A natação contribui ainda para desenvolvimento da coordenação motora e percepção corporal.
Os benefícios dos esportes de quadra Músculos, fôlego, condicionamento físico, elasticidade. São diversos os benefícios de se realizar esportes de quadra. Todos eles são aeróbicos e, cada um à sua maneira, contribuem ativamente no bom funcionamento do coração e do sistema circulatório.
Os esportes de quadra são amplamente conhecidos e praticados ao redor do mundo. Entre eles estão o handebol, o basquete, o vôlei e o futsal – que é a única modalidade não olímpica, ainda.
No basquete, é possível perder peso, melhorar o condicionamento físico e respiratório, a coordenação motora e habilidade, fortalecer os músculos, além de ser divertido. E para conseguir todos esses benefícios, não há necessidade de jogar uma partida inteira. Só o treino de arremesso ou um jogo na rua já é suficiente.
Confira agora os quais são os esportes olímpicos mais praticados e acessíveis para você praticar:
Os 7 esportes mais indicados para a infância
Remo
Natação ou academia. O ganho de massa muscular na academia é obtido através dos treinos de força, pois combinam duas características básicas para esse fim: estimulam a hipertrofia, desenvolvendo as fibras e aumentando a massa muscular, e consomem calorias durante e após o treino, reduzindo a gordura corporal.
Algumas lutas também contribuem para o ganho de massa muscular. É o caso do jiu-jitsu, muay thai, boxe e taekwondo. Essas atividades também contribuem para uma intensa queima calórica e emagrecimento, já que são aeróbicas. Elas também aumentam a força e melhoram o sistema cardiorrespiratório.