Confira abaixo algumas frases famosas que traduzem o pensamento de Parmênides:
Vir a ser ou devir são termos sinônimos que referem ao processo de transformação dos seres e das coisas, ao conjunto de mudanças que se manifestam à medida que o tempo evolui.
1. Em Portugal a expressão é utilizada para designar um orgasmo (normalmente usado por indivíduos do sexo masculino). Oh sim!
A diferença entre os dois pensadores, contudo, era que para Parmênides o ser era "redondo", não mudava, era estável, enquanto que para Heráclito o ser era como um rio, sempre mudava, de modo que existir seria estar em constante mudança.
Heráclito defende que não há unidade natural no mundo, mas duelos e dualidade constante. “O mundo é um eterno devir”, afirma o filósofo, querendo dizer que há uma constante mudança, imprevisível, que caracteriza a natureza. ... Por pensar assim, Heráclito é considerado o “pai” da dialética.
O movimento para o filósofo de Éfeso é o próprio princípio. Para Heráclito o Ser é o único. É nele que tudo começa e após ele temos o devir. ... A verdadeira inteligência dos filósofos vai se dedicar a estudar os diversos objetos mas buscando sempre colocá-los em uma unidade.
Arché Para Xenófanes, o princípio de tudo estaria na unidade e na imutabilidade. Se concebêssemos os seres como essencialmente mutáveis, não poderia haver, segundo o pensador, uma unidade restauradora e criadora de tudo.