O jesuíta português Vicente Rijo foi o primeiro professor do Brasil. Nascido no ano de 1528 às margens do Rio Tejo, com o nome de Vicente Rodrigues, ingressou na Companhia de Jesus e fez parte do primeiro grupo de jesuítas enviados ao Brasil, chegando à Bahia em 29 de março de 1549.
Os primeiros professores de música no Brasil foram os padres jesuítas, responsáveis pela catequese dos indígenas, a partir de 1549. No sul do brasil os Jesuítas construíram as Missões, que era um projeto que além de levar cultura aos índios, também os ensinavam a religião católica.
Antigamente, diziam nossos pais e avós, o sistema de ensino era mais rígido, os professores eram temidos (como a imagem ilustrativa deste post), os pais exigiam dos filhos um bom rendimento escolar, sendo este bom rendimento, obrigação e dever do filho (aluno).
O ensino ainda era formal, centrado apenas nas informações. ... Um processo de ensino que gere autonomia depende de muitos fatores, como se ensina, para que se ensina e para quem se ensina. Uma das dificuldades de se trabalhar autonomia em sala de aula está no professor, que nem sempre está a serviço da autonomia.
Antigamente só quem estudavam eram os meninos, as meninas aprendiam a ser donas de casa e boas mães, bordando, costurando e as mais afortunadas, tinham aulas particulares de piano e outras coisas mais. Só com o passar do tempo a escola se tornou mista, isto é, estudavam tanto meninos quanto meninas.
Resposta: AS PESSOAS APRENDIAM COM O REPASSAR DE SABERES, OU SEJA, AS PESSOAS PASSAVAM SUAS SABEDORIAS DE GERAÇÕES EM GERAÇÕES, E A APRIMORAVAM!!