O Centro Cirúrgico (C.C.) ... Realizar procedimentos cirúrgicos e devolver os pacientes as suas unidades de origem nas melhores condições possíveis de inegridade. Servir de campo de estágio para formação, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos.
Coordenar e supervisionar as atividades assistenciais prestadas. Certificar-se de que todos os procedimentos realizados no centro cirúrgico sigam os princípios éticos. Implementar e verificar as medidas de segurança para pacientes e profissionais. Prover o conforto de todos – equipe e paciente.
Na rotina o técnico irá auxiliar o medico e o enfermeiro nos cuidados com os pacientes, irá administrar algum fármaco, auxiliar na triagem, pegar um fármaco ou outro para os responsáveis. É um profissional importante, de fato na rotina um técnico é bastante útil para os pacientes e para todos os profissionais da saúde.
A Divisão de Enfermagem Cirúrgica (DEC) tem como missão prestar assistência integral ao paciente cirúrgico de média complexidade, nos períodos pré, trans e pós operatório, visando a satisfação das necessidades individuais das pessoas e o desenvolvimento de seu potencial para o auto cuidado, utilizando o Sistema de ...
A avaliação de risco cirúrgico é feita por um cardiologista. O médico faz um levantamento do histórico de saúde do paciente e realiza exames físicos e complementares para verificar o estado geral de saúde da pessoa. A atenção é redobrada em caso de pacientes com hipertensão, diabetes e que possuam mais de 60 anos.
O CC é constituído de um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente, e de conforto e segurança para a equipe que o assiste. No centro cirúrgico são consideradas três zonas distintas: de proteção, limpa e estéril.
A equipe multiprofissional que participa do ato cirúrgico é composta por cirurgião, anestesista e equipe de enfermagem (enfermeiro, instrumentador, circulante, técnicos e auxiliares), cabendo a todos, atividades específicas.
O risco cirúrgico é um tipo de exame médico feito antes de toda e qualquer cirurgia, que visa avaliar o estado de saúde do paciente no período pré-operatório. Essa avaliação é tradicionalmente conduzida por um médico especializado em Cardiologia.
Quais são os exames de risco cirúrgico cardiológico?
Os principais fatores que são considerados no exame de risco cirúrgico são: