Levantamento, análise, interpretação e integração dos dados: É necessário: * revisar as observações feitas. * fazer um exame da história clínica. * recapitular as hipóteses tendo em mente os objetivos do exame. * analisar os dados percentuais dos testes quantitativos.
São etapas do psicodiagnóstico, EXCETO:
É um processo bi-pessoal5(psicólogo-examinando ou paciente e/ou grupo familiar), cujo objetivo é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa. Abrange aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) do paciente.
Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação.
O que é a avaliação neuropsicológica? Ela também pode ser chamada de avaliação neurocognitiva e consiste em uma técnica de diagnóstico voltada ao funcionamento das funções mentais — como percepção, atenção, memória, linguagem e raciocínio lógico.
A neuropsicologia se concentra nos processos cognitivos superiores, bem como nas consequências do funcionamento do cérebro no comportamento. Essas funções são atenção, linguagem, funções executivas, memória, gnosias, praxias, etc.