Resposta. Os dados de raios-X demonstraram que a molécula de DNA é helicoidal(um exemplo é a mola de um carro o que é helicoidal) longa e fina, contendo duas partes similares que são paralelas e correm ao longo da molécula.Com base nisso eles queriam fazer um modelo tridimensional na qual deram o nome de Dupla-Hélice.
Os pares de bases empilham-se uns sobre os outros no centro da dupla hélice, dando estabilidade à molécula de DNA. O empilhamento das bases resulta em uma dupla hélice com dois tamanhos de sulcos: o sulco maior e o sulco menor. Através do pareamento e empilhamento das bases há a formação da hélice do DNA.
Agora, veja como a molécula de DNA é formada por uma sequência de nucleotídeos organizados em dois filamentos torcidos em uma dupla-hélice. ... Isso quer dizer, que a “receita” das proteínas que devem formar o nosso corpo, está na sequencia de pares de bases nitrogenadas do nosso DNA.
A replicação do DNA é o processo de duplicação da molécula de DNA. ... O processo de replicação inicia-se com a separação das duas fitas que formam a molécula de DNA. Em seguida, ocorre a ligação dos nucleotídeos livres no núcleo a um nucleotídeo correspondente em uma das fitas.
Assim, a duplicação semiconservativa representa o fenômeno resultante da reprodução da molécula de DNA, em que uma das moléculas recém-formadas conserva uma das cadeias, um dos filamentos de polinucleotídios, precedente da molécula mãe, produzindo uma nova cadeia complementar a que lhe serviu de molde.
É a partir do DNA que são produzidas moléculas de RNA através do processo de "transcrição". ... As moléculas de RNA migram para o citoplasma e controlam a síntese de proteínas, processo conhecido como "tradução".
Nas células eucarióticas, o processo de transcrição ocorre no núcleo e o RNAm é transportado para o citoplasma, no qual ocorrerá a tradução.
ribossomos
-Em eucariotos, a transcrição acontece no núcleo para depois ser sintetizada a proteína pela tradução no citoplasma. Já em procariotos, não existe núcleo. Os dois processos ocorrem no mesmo meio. -O RNA transcrito em eucariotos passa por uma série de alterações antes de serem completamente formados.
A transcrição é um processo por meio do qual ocorre a síntese de RNA a partir das informações contidas no DNA. Nesse processo, uma cadeia de DNA é transcrita em uma molécula de RNA simples, que se torna complementar à cadeia de DNA. ... Já as duas cadeias de DNA se ligarão novamente.
Para iniciar a transcrição de um gene, a RNA polimerase liga-se ao DNA do gene numa região denominada promotor. Basicamente, o promotor informa à polimerase onde "se sentar" no DNA e começar a transcrever. A região promotora precede (e ligeiramente sobrepõe-se) à região transcrita, cuja transcrição especifica.
As polimerases do RNA são enzimas que catalisam a síntese de RNA tendo como molde uma fita de DNA. Esse processo é denominado de transcrição. Ao contrário das DNA polimerases, as polimerases do RNA são capazes de iniciar uma nova cadeia de RNA a partir de um molde de DNA, sem precisar de iniciador (primer).
A transcrição consiste na síntese de RNA usando DNA como molde. O processo é realizado por um complexo enzimático cuja enzima chave é a RNA polimerase, composta de várias subunidades e que realiza a polimerização do RNA a partir de um molde de DNA.
O objetivo da transcrição é fazer uma cópia de RNA a partir da sequência de DNA de um gene. ... Na transcrição, uma região de DNA se abre. Uma fita, a fita molde (ou template, do inglês), serve como gabarito para a síntese de um transcrito de RNA complementar.
substantivo feminino Ação de copiar algo escrito; resultado dessa ação. Registro dessa cópia ou a própria cópia do original. [Música] Ação de transcrever uma obra musical, de passar para outras formas possíveis de reprodução (vozes, instrumentos etc.)