Posso usar aerolin junto com Atrovent, para fazer nebulização??? Sim, podemos usar Aerolin (Salbutamol) com Atrovent nas nebulizações. Mas lembre-se, não pode ser usado em conjunto com o Berotec (Fenoterol).
Estes medicamentos são para crise de asma. O atrovent somente deve ser usado em crises mais graves e em ambiente hospitalar. Se ele já usou antes o aerolin com orientação médica, pode repetir mesmo numero de gotas. Pode usar 1 gota a cada 2 kg de peso, por exemplo se ele tem 12 kg, pode usar 6 gotas.
Tanto o Salbutamol ( Aerolin)quanto o Fenoterol (Berotec), são broncodilatador de curta ação, utilizados para crises de broncoespasmo (chiado no peito). Já o brometo de Ipatrópio (Atrovent®) é um anticolinérgico utilizado para potencializar a ação do fenoterol.
A dose recomendada é de 8 a 20 gotas. As doses acima podem ser repetidas até estabilização da crise. O médico deve determinar o intervalo entre as doses. Atrovent pode ser administrado em associação com outros medicamentos inalatórios conforme recomendação do seu médico.
Modo de usar Dilua a dose recomendada em solução fisiológica até um volume final de 3-4 mL. A solução deve ser nebulizada e inalada até ser totalmente consumida. Para isso, use aparelhos de nebulização disponíveis no mercado.
Para inalação - Adultos (incluindo idosos) e adolescentes acima de 12 anos de idade: na maioria dos casos, 0,1 ml (2 gotas) são suficientes para o alívio imediato dos sintomas 6. Em casos severos em tratamento hospitalar, recomendam-se doses mais altas, de até 0,25 ml (5 gotas).
- Adultos (incluindo idosos) e adolescentes acima de 12 anos de idade: na maioria dos casos, 0,1 ml (2 gotas) são suficientes para o alívio imediato dos sintomas. Em casos severos em tratamento hospitalar, recomendam-se doses mais altas, de até 0,25 ml (5 gotas).
Explicação: O Berotec não é para ser ingerido e sim para ser usado em uma máquina de nebolização, ou seja, é para ser inalado. Portanto, 1 gota já é capaz de matar uma criança e no caso de um adulto, é apartir de 5 gotas.
Adultos (incluindo idosos) e adolescentes acima de 12 anos: 10 a 20 gotas, 3 vezes ao dia. Crianças de 6 a 12 anos: 10 gotas, 3 vezes ao dia. Crianças de 1 a 6 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Crianças de até 1 ano: 3 a 7 gotas, 2 a 3 vezes ao dia.
Crianças abaixo de 6 anos: a dose recomendada é de 8 a 20 gotas, 3 a 4 vezes ao dia. ATROVENT só deve ser administrado a crianças menores de 12 anos sob supervisão de um médico. Adultos (inclusive idosos e adolescentes acima de 12 anos): 40 gotas. Crianças de 6-12 anos: a dose recomendada é de 20 gotas.
três ou quatro vazes ao dia; crianças 1 a 2 mg três ou quatro vazas ao dia. AEROLIN Solução para NEBULIZAÇÃO 2 Nas crises de maior gravidade: crianças 0,25 a 1 ml, diluído para 2 ml de soro 3 fisiológico 4; adultos 1 ml diluído para 2 ml de soro 3 fisiológico 4 ou 2 ml de solução pura.
Adultos: Diluir de 0,5 a 1,0 mL de Aerolin® solução para nebulização (dose que contém de 2,5 a 5,0 mg de salbutamol), até um volume final de 2,0 ou 2,5 mL, usando-se soro fisiológico estéril como diluente.
Para usar a bombinha da asma em bebês deve-se:
AEROLIN Solução paraNebulização Cada ml (20 gotas) da solução para nebulização contém 5 mg de salbutamol (como sulfato).
Adultos: Diluir de 0,5 a 1,0 mL de Aerolin® solução para nebulização (dose que contém de 2,5 a 5,0 mg de salbutamol), até um volume final de 2,0 ou 2,5 mL, usando-se soro fisiológico estéril como diluente.
Em situações de tratamento de manutenção cerca de 4 gotas (0,25ml) de solução para nebulização. Porém se seu filho esta com crises frequentes o melhor seria buscar atendimento que permita fazer um tratamento de longo prazo visando evitar que venha a te crises de falta de ar.
Sulfato de Salbutamol solução para nebulização pode ser usado sem diluição, através de administração intermitente. Para isso, colocar 2,0 mL do produto (10,0 mg de salbutamol) no nebulizador e permitir que o paciente inale a solução nebulizada até a broncodilatação, que geralmente ocorre em 3 a 5 minutos.
Sulfato de Salbutamol é um agonista beta2-adrenérgico seletivo indicado para o tratamento ou prevenção do broncoespasmo. Ele fornece ação broncodilatadora de curta duração na obstrução reversível das vias aéreas devido à asma, bronquite crônica e enfisema.
Modo de uso: Fale com seu médico, em alguns casos a diluição do sulfato de salbutamol solução oral pode ser recomendada. Posologia: Para alívio do broncoespasmo: Adulto: A dose usualmente eficaz é de 4mg de salbutamol (10mL da solução oral), três ou quatro vezes ao dia.
O medicamento não deve exceder jamais 30 dias de uso, pois causa piora da hiperreatividade dos brônquios .
Dessa forma alivia o aperto no peito, o chiado e a tosse, permitindo que você respire com mais facilidade. O tempo para início de ação do sulfato de salbutamol xarope é cerca de 30 minutos. O salbutamol tem duração de ação de 4 a 6 horas, na maioria dos pacientes.
O uso de sulfato de salbutamol é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.
A bombinha de asma não cria dependência e, portanto, não vicia. Ela pode ser usada diariamente e, quando necessário, mais de uma vez ao dia, como ocorre nos casos em que o paciente com asma se encontra em um período de crises frequentes.
Os efeitos colaterais mais frequentes são leves: tosse, rouquidão e irritação na garganta. Já quando o medicamento inalado pertence à classe dos corticoides, o uso excessivo pode provocar consequências graves, entre elas resistência à insulina, osteoporose, aumento da pressão ocular, catarata e glaucoma.
É importante lavar a boca ou escovar os dentes após fazer a inalação, principalmente aqueles que utilizam medicação com corticoides. "Isso evita que a medicação seja absorvida pela mucosa da boca, elevando o risco do paciente sofrer as reações adversas descritas em cada medicamento", ressalta a alergista Marisa.
Broncodilatadores inalatórios de ação curta Para o tratamento das crises, aqueles que são indicados são os broncodilatadores de ação curta, que agem em poucos minutos e exercem um efeito por cerca de 4 a 6 horas. Alguns exemplos de broncodilatadores inalatórios de ação curta são o salbutamol e o fenoterol.
Porém, se a falta de ar estiver sendo causada por doenças como asma ou bronquite por exemplo, neste casos pode ser necessária utilização de remédios específicos para desobstruir as vias aéreas, como Aerolin ou Salbutamol por exemplo, indicados pelo médico.
O sulfato de salbutamol, substância ativa de Aerolin xarope, pertence a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões.
Um ótimo remédio caseiro para a falta de ar que pode ser utilizado durante o tratamento da gripe, ou de resfriados, é o xarope de agrião.
4 alimentos que vão te ajudar a melhorar a respiração!