“Abstração é uma operação intelectual que consiste em isolar, por exemplo num conceito, um elemento à exclusão de outros, do qual então se faz abstração.” ... No meu caso gosto de pensar em abstrair, de uma forma resumida, como: Separar o que é importante dentro de um determinado contexto. Simplificar.
Abstração (do termo latino abstractio) é uma operação intelectual que consiste em isolar, por exemplo num conceito, um elemento à exclusão de outros, dos quais então se faz abstração.
Dificuldade de abstração O segundo sinal de deficiência intelectual é quando a criança tem muita dificuldade de abstrair. Ou seja, ela não consegue, ao aprender algo novo, passar a imaginar soluções e resoluções para o problema.
Pensamento concreto: Que se forma a partir da percepção sensível, ou seja, da representação de objetos reais, e é imediato, sensível e intuitivo. Pensamento abstrato: Que estabelece reações, que cria os conceitos e as noções gerais e abstratas, é mediato e racional.
Kant
Fica a conhecer 10 poderes do pensamento abstrato:
A República
Teages (**) · Cármides · Laques · Lísis. VI. Eutidemo · Protágoras · Górgias · Mênon.
– O mundo das formas ou ideias (inteligível): Platão diz que a alma traz consigo desde o seu nascimento um conhecimento prévio, a priori, que lhe permite a identificação do objeto – o chamado conhecimento inato. Tais conhecimentos são as ideias ou formas, que residem no mundo inteligível, fora do tempo e do espaço.
Resposta. Para Platão o que nos engana é a arte porque é imitação, capaz de enganar, uma vez que a realidade sensível já é uma imitação do inteligível. ... A imitação da cópia é o que Platão chama de Simulacro, que introduz uma desmedida maior do que a própria existência do mundo natural.
O mundo sensível não pode oferecer conhecimento verdadeiro das coisas. A teoria do conhecimento desenvolvida por Platão tem como base a convicção de que o mundo sensível em que vivemos é um mundo aparente. Todas as alterantivas estão Incorretas.
É preciso conhecer as formas, a verdade e a razão de tudo o que existe no mundo sensível. ... A verdade é o lugar para onde devemos retornar, pois viemos dela, das formas inteligíveis e das essências. Estas asserções referem-se ao pensamento de um filósofo grego, que é: Anaximandro. Sócrates.
A teoria filosófica, à qual me refiro, é a de Platão sobre o Mundo Sensível e o Mundo das Ideias. ... Segundo Platão, o Mundo Sensível é aquele onde se encontra a maioria das pessoas, aprisionadas do mundo iluminado, onde somente podem ver sombras de imagens manipuladas por outros, tanto na sua forma como na sua dimensão.
A resposta de Parmênides foi que o não ser, que permitia o erro e a mentira, era apenas uma ilusão causada pela opinião e pelos sentidos. Para Parmênides, era dotado de existência somente aquilo que existe infinitamente e de maneira imóvel, ou seja, somente por meio das essências.