O ponto onde a carga líquida total da molécula de aminoácido ou proteína é nula é tão importante, que recebeu uma denominação especial. Assim, o valor de pH onde existe equivalência entre as cargas positivas e negativas da molécula é denominado PONTO ISOELÉTRICO.
O ponto isoelétrico é obtido como a média desses dois pKas, ou seja, pI = 1/2 (pKa1 + pKa2). Isso é mais facilmente observado quando você percebe que, a um pH muito ácido (abaixo de pKa1), o aminoácido terá uma carga geral + veja e a um pH muito básico (acima de pKa2), o aminoácido terá uma carga geral por vez.
O ponto isoelétrico de uma proteína corresponde ao valor de pH em que a molécula se encontre eletricamente neutra, ou seja, quando o número de cargas positivas for igual ao número de cargas negativas.
O pI é o pH no qual há equilíbrio entre as cargas negativas e positivas dos grupamentos iônicos de um aminoácido ou de uma proteína. ... Isso pode ser útil, por exemplo, para que se faça a análise dos aminoácidos presentes no leite de diferentes mamíferos.
São benefícios dos aminoácidos são diversos:
Cada um dos aminoácidos essenciais tem funções específicas e vitais para o bom funcionamento do organismo. Eles são necessários para a construção de tecidos, músculos, alguns hormônios e enzimas. São adquiridos por meio dos alimentos ou da suplementação.
1) Aumenta a massa muscular, força e endurance; 2) Reduz a massa gorda; 3) Aumenta a taxa de metabolismo basal; 4) Promove maior aumento da performance da musculatura secundária; 5) Aumenta o clearance de lactato hematológico e muscular, o que permite maior performance muscular e recuperação muscular mais rápida após a ...
Os suplementos de aminoácidos parecem ser seguros se consumidos na quantidade de até 30gramas ao dia. Porém, o consumo em excesso de proteínas ou aminoácidos via suplementação, mais de 3gramas por quilo ao dia pode ter efeitos negativos como danos renais, aumento de colesterol sanguíneo e desidratação.
Este excesso pode sobrecarregar os rins e o fígado, acidificar o ph sanguíneo, que deve ser sempre mais alcalinizado e ainda prejudicar a microbiota intestinal, que pode fragilizar o sistema imunológico.
A pesquisadora explica que a alta concentração de aminoácidos de cadeia ramificada pode estar associada à alta produção de células adiposas, que podem desencadear o aumento de triglicérides no sangue, levando à hipertrigliceridemia.
Para adultos que não são muito ativos, o recomendado é ingerir diariamente cerca de 0,75g de proteína por quilo de peso corporal. Em média, 55g para homens e 45g para mulheres – ou duas porções de carne, peixe, tofu, nozes ou leguminosas.
TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Em relação à quantidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quem pratica atividade física, é recomendado de 1 a 1,7g de proteína por kg. Se o seu peso é 60kg, o indicado é ingerir entre 60g e 102g por dia.